O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/09/2023

Festival Sesc Paraíba de Música

Festival de Música.
Data de publicação: setembro 26, 2023

Local:  Areia-PB                                                                        

Período de Realização: 30 de julho a 5 de agosto de 2023                                            

Nº de Edições: 1                                              

Organização: Departamento Regional do Sesc-PB, Instituto Cultural Paraíba (ICP)                                          

Diretor Artístico: Lanfranco Marcelletti Jr.                                            

Site: https://sescpb.com.br/festival-sesc-paraiba-de-musica/                                                         

Programação: Filarmônica Abdon Felinto Milanez; Orquestra do Sesc; Kevin Ndjana; (30/07) Duo Passionis; (31/07) Recital Música de Câmara; Quinteto da Paraíba; (01/08) Fabiano Guimarães; (02/08) Camerata Parahyba; (03/08) Recital dos Alunos; Ska Jazz; (04/08) Orquestra Acadêmica do Festival; (05/08)                                                    

Instagram: https://www.instagram.com/festivalsescparaibademusica/

A cidade de Areia, no Brejo paraibano, recebeu entre os dias 30 de julho a 5 de agosto de 2023 o 1º Festival Sesc Paraíba de Música, que trouxe em sua programação espetáculos gratuitos com concertos, orquestras, recitais, exposições e cortejos artísticos, além de masterclasses de instrumentos para alunos de música bolsistas selecionados em todo o país, ministradas por professores referência no cenário brasileiro da música clássica e popular. O evento foi realizado em parceria  do Departamento Regional do Sesc-PB com Instituto Cultural Paraíba (ICP), responsável pela curadoria artística. O maestro da Orquestra Sinfônica do Recife e professor na Texas Tech University (EUA), Lanfranco Marcelletti Jr. é o diretor artístico do festival.

As apresentações ocorreram  no Teatro Minerva, Praça Central (Pedro Américo)e  no Centro Cultural. Entre as atrações participantes estão a Filarmônica Abdon Felinto Milanez, Orquestra do Sesc, Kevin Ndjana, Duo Passionis, Quinteto da Paraíba, Renata Arruda, Fabiano Guimarães, Neto Oliveira, Camerata Parahyba, Parahyba Ska Jazz Foundation e Orquestra Acadêmica do Festival, além de recitais de música de câmara. As turmas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo foram ofertadas para 40 estudantes de música em estágio avançado de instrumento de corda, selecionados através de edital promovido pelo Sesc para participação como bolsistas nos cursos de prática de conjunto e música de câmara do projeto Festival Sesc Paraíba de Música 2023.

São estudantes da Paraíba e também de outros estados selecionados por meio de comissões compostas por professores que avaliaram critérios como técnica instrumental, afinação, expressão musical e precisão rítmica. Além da bolsa para o curso, recebendo ajuda para custeio de viagem e hospedagem. André Souza, coordenador executivo do Instituto Cultural Paraíba, explicou os motivos que fizeram da cidade de Areia ser escolhida para o evento, inspirado em festivais como o de Campos do Jordão (SP), do qual participou durante vários anos como aluno e profissional.

Por se tratar de uma cidade de serra, o clima ameno, isso favorece também a questão dos instrumentos, pois o calor é bastante problemático para o uso destes. Ter a escolha de uma cidade um pouco menor, que tenha  temperatura amena tem tudo a ver com o festival e isso é exemplo de vários festivais ao redor do mundo. Geralmente é feito em cidades um pouco mais afastadas dos grandes centros pra ter essa condição de foco, pois os alunos precisam ter bastante concentração durante suas apresentações musicais.

O maestro Lanfranco, escolhido pelos professores como diretor artístico do festival, destacou que o evento é uma oportunidade de intercâmbio, aprendizagem, prática e networking entre profissionais, alunos e o público de moradores da região e do estado. Ele contou que esta é a primeira vez como diretor artístico de um festival de música, tanto é que o Sesc da Paraíba ficou muito interessado em um festival parecido que acontece no sul do país. Além de Lanfranco, o time convidado para ministrar os cursos foi formado por André Cardoso, Denise Amorim, Elisa Fukuda, Fábio Presgrave, Flávio Augusto, Gabriel Marin, Gabriela Queiroz, Gustavo D’Ippolito, Paulo França, Raiff Dantas e Rucker Bezerra. André Souza, coordenador do Instituto Cultural Paraíba, afirma que Lanfranco é um dos maiores regentes brasileiros da atualidade. Além da realização do festival, o Sesc desenvolveu uma programação cultural especial na cidade durante toda a semana, com apresentações de música, dança, exposição artística e muito mais. 

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes: 

https://sescpb.com.br/festival-sesc-paraiba-de-musica/

https://pbnews.com.br/noticia/40666/festival-sesc-paraiba-de-musica-acontecera-na-cidade-de-areia-de-30-de-julho-a-05-de-agosto

https://f5online.com.br/areia-sedia-1a-edicao-do-festival-sesc-paraiba-de-musica-e-vira-refugio-para-musica-classica-no-brejo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *