O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 30/10/2023

Gabriel Daher

Baterista e Percussionista Popular.
Data de publicação: outubro 30, 2023

Naturalidade: Paulista – PE // Radicado em João Pessoa – PB

Nascimento: 15 de novembro de 2001

Atividades artístico-culturais: Baterista e Percussionista Popular

Formação Acadêmica: Técnico em Instrumento Musical pelo IFPB (Instituto Federal da Paraíba), Graduando em licenciatura com habilitação em bateria pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba)

Instagram: @gabrielfdaher

Youtube: https://www.youtube.com/@gabrielfdaher

E-mail: gabrielfdareno@gmail.com

Telefone: (83) 98793-5317

Gabriel Filipe Daher Areño é baterista e percussionista popular. Nascido em Pernambuco, mas criado na Paraíba, Gabriel iniciou sua trajetória na música aos 11 anos de idade (2012), na percussão da Banda Marcial Anísio Teixeira. “Posso dizer que a música está presente na minha vida desde que me entendo por gente. E que ela, após me mudar para João Pessoa, me ajudou e ditou o rumo da minha vida”, declara. Aos 16 anos teve a oportunidade de conhecer a bateria pelo professor de música Bruno Torres, com quem fez amizade. “Fiquei maravilhado de ver uma apresentação gravada dele, que ele mesmo me mostrou, e a partir dali fui atrás de lugares para aprender a tocar o instrumento”, conta Gabriel sobre a importância e influência de Bruno.

Ainda na adolescência descobriu que o IFPB –  Campus João Pessoa, oferece um curso técnico em música integrado ao ensino médio e recorda da ansiedade presente em cada etapa, a inscrição, a prova e finalmente o resultado, no qual foi aprovado. 

Já na instituição pôde estudar com o professor baterista Italan Carneiro que o mostrou um universo de possibilidades dentro do instrumento e ajudou a construir todo o conhecimento musical que tem até hoje. 

No IF formou grupos com os colegas, sendo o mais marcante deles o Moriô (hoje inativo), que lhe deu a oportunidade de estudar e aprofundar seu repertório de música brasileira. Gabriel também teve a oportunidade de estudar com músicos como Carlos Henrique (Riquinho), Glauco Papi (baterista da OSPB e do Quinteto Brassil) e Ewerton Ferreira, que até hoje influenciam em suas formas de tocar. Dentre eles,Glauco Papi o marcou de modo mais significativo. “Pude conhecer Papi no final da vida dele e ainda consegui participar de uma gravação de estúdio com ele, na qual ele me mostrou o que é ser um baterista de música de câmara”, conta.

Fez uma participação, como músico baterista, no Concerto Natalino da temporada 2022 da OSUF-PB, realizado dia 16 de dezembro de 2022. Por sua formação inicial ser dentro de um grupo coletivo de música, sempre teve vontade de tocar com uma orquestra. Também tocou com o grupo de metais Paraíbrass no 2º Festival de Arte e Cultura do IFPB.

Ao longo de sua jornada pôde participar de diversos grupos de música da cultura popular brasileira, como o maracatu Maracastelo, orquestras de frevo, grupos de forró, escolas de samba e grupos de choro. Atualmente,é músico, performer e baterista freelancer, faz trabalhos com colegas da área na noite e participa do grupo de metais Paraíbrass. Por enquanto boa parte de seus projetos estão ligados a questões pessoais, tem dado aulas particulares de bateria e gosta muito de fazer gravações, têm estudado a área. Gabriel está focando na construção de sua carreira e realiza gravações de bateria que serão publicadas em suas redes sociais.

Bruna Evelyn

Fontes: 

Entrevista concedida a Bruna Evelyn em 25 de outubro de 2023

Paraíbrass – 2º Festival de Arte e Cultura do IFPB

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *