O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/04/2024

Gen Duarte

Artista visual.      
Data de publicação: abril 4, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: Sumé-PB  

Nascimento: 1984                                                    

Atividade artístico-cultural: artista visual                                                    

Exposições Individuais: Caruso Lounge – Exposição Acontece; Petite Galeria – Azul (2016)                                                  

Exposições Coletivas: Espaço Coletivo Galeria (Novos Ares); 1º Bienal Internacional de Graffiti de Belo Horizonte (2008); Reciclando Cidades e Conceitos (Brasília) – Espaço Cultural Zumbi dos Palmares/ Câmara dos Deputados; Small is Beautiful (Londres); Exposição Galeria Fauno (2009); Exposição Tigenkka (Quina Galeria – Belo Horizonte); Spray Galeria (2010); Exposição Fuera de la Lìnea – Museu Macro (Rosário – Argentina); Centro Cultural São Paulo – Projeto Eixo Cruzado (2011); Exposição Origem – Fibra Galeria – SP; Exposição Mundo de Fantasia – Qaz Galeria – SP (2012); Exposição Entre Mundos – View arts Company e ApArt – SP; Exposição Art Show Chapel 44; Exposição Entre Meios Local: PUC – SP (2013); Exposição Legal – Gallery 102 – Washignton – DC; Exposição Legal – Gallery Porter Contemporary – NY; Exposição Abre – Te Graffiti – 8Galeria – Brasilia – DF (2014); Exposição DES { Encontro } – Luis Maluf Art Gallery – SP; Exposição Caminhos – Galeria Gamma – Maceio – AL; 3 Bienal Internacional de Graffiti Fine Art – SP; Parque do Ibirapuera, no Pavilhão das Culturas Brasileiras;  Exposição Puertas Abiertas / Apart Gallery (2015); Colombia / Bogota (2016); Galeria Crua (2017)     

Facebook: https://www.facebook.com/genduarteart     

Instagram: @genduarte

José Wilson Duarte de Souza, conhecido pelo nome artístico de Gen Duarte, nasceu no município paraibano de Sumé, porém cresceu em São Paulo. O seu desenvolvimento artístico se iniciou em 1998, o artista plástico -autodidata e grafiteiro – teve seu primeiro contato com a linguagem do graffiti na metrópole paulista, e suas referências foram os muros da cidade e algumas revistas que existiam na época. Seu trabalho é abstrato e fluido. A técnica é nua e crua, de traçados harmônicos a mão livre, spray na veia, e com o uso de texturas de essência como complemento. A combinação de cores se mostra harmônica mesmo sendo bastante diversificada. Sua criatividade é usada para estimular a fantasia e a imaginação daqueles que observam seu trabalho. Seus personagens remetem a um conceito divertido e, ao mesmo tempo, suave, com curvas e detalhes que entram em harmonia com o espaço ao qual é submetido. Como grafiteiro, teve a sua primeira fase nas letras, e no decorrer dos anos, transitou por diversos estilos. Além do Brasil, Gen já expôs as suas obras em outros países, como Argentina, Reino Unido e Estados Unidos . O colorido é presença forte. O artista já fez parte da Bienal de Grafite de São Paulo, e tem sido cada vez mais reconhecido como um dos grandes talentos do street art brasileiro. Esse diálogo entre o ateliê e a cidade é recorrente na sua produção. Com uma pesquisa artística baseada no embate entre a geometria e o orgânico, suas imagens são carregadas de padrões, ritmo, dinamismo conseguidos por meio de estêncil e percursos visuais, dentro de um colorismo vibrante que se apresenta em camadas, justaposições e sobreposições nos campos que são delimitados apenas pelo encontro das cores, isso do ponto de vista formal. Subjetivamente é possível criar paralelos e diálogos com os padrões geométricos, pinturas tribais com a arte decorativa de várias culturas, povos e épocas.

O artista também é solicitado para muitos trabalhos comerciais, a exemplo de marcas como O Boticário (perfume Quasar), Sucrilhos Kellogs (pintura de um painel para o campeonato de futebol free style), Novos Baianos (dois cenários com as imagens de duas obras), pintura para o lançamento da marca de roupas Favela 9, pintura em saco de boxe para a marca Petrorian, projeto no aeroporto de Baltimore (USA), entre outros. Gen Duarte já expôs em cidades como Londres, Washington, Nova York, Bogotá entre outras.

Em 2017, Gen Duarte teve suas obras expostas no programa do Domingão do Faustão e no programa Encontro com Fátima Bernardes, ambos da emissora Rede Globo, nesse suas obras permaneceram por uma semana, fazendo parte do cenário. Em sua cidade natal, Sumé, onde concluiu uma obra na parede de entrada do shopping da cidade e ministrou uma oficina para alunos e professores de arte da rede municipal de ensino, recebendo da Câmara Municipal de Vereadores um voto de aplauso, de propositura dos vereadores Bonílson Timóteo e Aloizio Salvador.

Fontes:

https://www.sume.pb.gov.br/2017/06/sume-recebe-nesta-quarta-a-visita-do-renomado-artista-gen-duarte/

https://gshow.globo.com/programas/domingao-do-faustao/Telao-do-Domingao/noticia/2015/02/telao-deste-domingao-do-faustao-homenageia-o-brasileiro-gen-duarte.html

https://artrio.com/marketplace/artists/view/gen-duarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *