O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/09/2023

Grupo Jambeira

Grupo musical.
Data de publicação: setembro 26, 2023

Local: João Pessoa – PB

Gênero musical: Música popular brasileira.

Integrantes: Ana Rosa, Ingrid Simplício, Mayara Brito, Mayra Brito e Naomi 

Instagram: @jambeiragrupo

Instagram das integrantes: @ana.rosa__, @ingridsimplicio, @nega.preta , @mayramusa_ e @mayara.brito.__.

E-mail: jambeiragrupo@gmail.com

Contato: 83 99911-2641

O grupo teve seu início na cidade de João Pessoa, dentro da Universidade Federal da Paraíba, onde as integrantes formaram afinidades e começaram a compor e tocar juntas, entretanto, essa aproximação aconteceu fora das salas de aula, em outros grupos musicais, orquestras populares e projetos de musicalização infantil. Desde então, Jambeira vem sendo um encontro de mulheres artistas voltadas para música brasileira, pesquisando manifestações da cultura popular e trazendo elementos contemporâneos para criação de arranjos coletivos. 

Inicialmente o grupo seria um projeto intitulado “Acordadas”, que seria composto apenas por mulheres utilizando instrumentos de cordas friccionadas, cordas dedilhadas, cordas vocais e percussão que se afina com cordas, entretanto, a banda só foi formada posteriormente com o nome de Jambeira, em homenagem ao cenário universitário que as participantes têm em comum e os pés de jambo que soltam flores cor de rosa pelo campus. 

Jambeira é composta por cinco musicistas, sendo elas Ana Rosa que toca violino, rabeca e percussão; Ingrid Simplício no baixo elétrico e percussão; Mayara Brito no tchelo e percussão; Mayra Brito no tchelo e percussão; E Naomi no cavaquinho, violão e percussão. Apesar dos diferentes instrumentos, todas também utilizam a voz como uma ferramenta musical.  

O grupo já teve participações em diversos eventos, sendo o primeiro deles o bloco As Amantes de Lula. “Foi um momento bem especial, porque vimos as pessoas dançando com a nossa música, interessadas no nosso som, então foi ali que ficamos muito animadas com o que poderíamos ser”, relatou Ana Rosa.

Dentro do forró participaram do Arraiá do grupo Cajarana, no restaurante Cheirinho Bom, localizado no Bairro dos Bancários. Também participaram da conclusão de curso da integrante Naomi e do evento Pôr do Som, com um show de quarenta minutos em homenagem ao Agosto Lilás, campanha que enfrenta a violência doméstica e familiar contra a mulher, fechando a programação do dia. 

Atualmente o grupo busca tocar em novos lugares da cidade de João Pessoa, participando de editais e buscando novas pessoas para encantar, fazendo a união de vários mundos musicais e culturais.

Kenidy Santana

Fonte: 

Entrevista com Ana Rosa concedida à Kenidy Santana em setembro de 2023

Fotos: 

Marsala Fotografia

@alinefproducoes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *