O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 24/04/2024

Jãmarri Nogueira

Jornalista e Radialista.      
Data de publicação: abril 24, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: João Pessoa-PB   

Nascimento: 1972                                                

Atividade Profissional: Jornalista e Radialista                                                 

Formação Acadêmica: Graduação em Jornalismo pela UFPB e Pós-Graduação em Jornalismo na UNIFIP                                                          

Trajetória como Radialista: Cabo Branco FM, Cidade Verde AM, CBN, Tabajara FM e FM Manaíra

Trajetória como Jornalista: O Norte, A União, Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba                                                           

Blog: https://blog.portalt5.com.br/clapeclapeclape/                                                               

Facebook: https://www.facebook.com/jamarri.nogueira/                                                   

Instagram: https://www.instagram.com/jamarrinogueira/                                                     

You Tube: https://www.youtube.com/@jamarrinogueira  

Jãmarri Nogueira não é um jornalista acima do seu tempo, pelo contrário, ele dribla o tempo. Ele marcou em seu tempo de repórter, nos impressos mortos a sua verve e, mesmo vivendo hoje noutra vibe, Jãmarrí se multiplica sem, ter deixado para trás a ironia e o sarcasmo. Tá na cara. Talento, capacidade criativa e disposição para o trabalho, acima de qualquer modelo. É graduado em Jornalismo pela UFPB e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela FIP. Atua como jornalista há 30 anos, tendo integrado equipes dos jornais O Norte, A União, Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba. Foi colaborador também de O Globo e O Estado de S. Paulo. Na área de rádio, trabalhou na Cabo Branco FM, Cidade Verde AM, CBN e Tabajara FM. Ainda nos portais 247 e MaisPB. Já integrou o corpo docente da graduação em Jornalismo da FIP. Atualmente, integra a Assessoria de Comunicação da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). É crítico de cinema na Band News Manaíra e tem blog cultural no Portal T5, além de apresentar o programa Espaço Cultural (na Tabajara FM). Atua como cerimonialista/apresentador de diversos eventos, como o Fest Aruanda (festival de cinema) e o Festival de Música da Paraíba.

Por duas décadas  teve a oportunidade de trabalhar no jornal Correio da Paraíba, após uma breve passagem pelo jornal O Norte. Pode de maneira mais intensa, aprender jornalismo no batente com profissionais excepcionais. Entrou no Correio quando Giovanni Meireles era o editor geral. Depois ainda teve como editores  Lena Guimarães e Walter Galvão e Sony Lacerda. Uma equipe que tinha Carlos Aranha, José Carlos dos Anjos, Fábio Cardoso, Josival Pereira, Renata Ferreira, Andréa Batista, Ricardo Araújo, Paulo Maia, José Marques, Assuero Lima, Mano de Carvalho, Pessoa Júnior, Nonato Bandeira, Renato Félix, Astier Basílio e tantos outros.

Começou como repórter de Cidades no Correio, mas teve a oportunidade de transitar em diversas editorias, reportando e também editando. Também passou por Esportes, Economia e Política, com Adelson Barbosa. Na área de Política também foi repórter do MaisPB. Tendo Cristiano Teixeira como editor e Heron Cid como chefe. Mas, voltando para o Correio, lá ele editou também Veículos e Revista da TV. Com pós-graduação em Jornalismo Cultural, foi com esse setor que sua imagem jornalística, atuando como colunista, repórter e editor. Sente muito orgulho de sua trajetória, do jornal O Norte à chefia da Assessoria de Imprensa da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

Seu nome Jãmarri é um aportuguesamento do seu nome de batismo. Ele surgiu assim que  iniciou a graduação em Jornalismo na UFPB, em 1991. Na mesma turma de Sony Lacerda, Alessandra Torres, Clóvis Roberto, Socorro e Silva, Dulcivânia Freitas, Juneldo Moraes, Rose Viegas, Débora Pires, Adja Brito, Janaína Araújo, Sheilla Raposo, Renata Ercília, Wanini Emery, André Ricardo Aguiar e João Carlos Beltrão. Sua mãe foi no cartório para tirar seu registro e levou seu nome francês anotado em papel, mas se permitiu convencer pela funcionária de que a grafia estava errada e que a pronúncia era outra. Durante muito tempo pensou em buscar a Justiça para alterar o nome, mas terminei se acostumando e passou a achar que não valia a pena.

Trabalhando há bastante tempo, vem atuando na Assessoria de Imprensa da Funesc há quase 10 anos.  Através da Funesc também apresenta e edita o programa Espaço Cultural, que está grade da Rádio Tabajara e viaja para diversas cidades paraibanas acompanhando e fotografando as atividades desenvolvidas pela Fundação. Também integra a equipe do Moçada Que Agita, de Anchieta Maia, e realiza assessoria de imprensa para diversos artistas da cena paraibana. E nos últimos cinco anos tem gerado conteúdo para o Fest Aruanda, onde também atuo como mestre de cerimônias. 

Fontes:

https://www.maispb.com.br/716184/jamarri-nogueira-o-jornalista-que-dribla-o-tempo.html#:~:text=Atua%20como%20jornalista%20h%C3%A1%2030,AM%2C%20CBN%20e%20Tabajara%20FM.

https://mocadaqueagita.com/jornalista-jamarri-nogueira-e-homenageado-em-cha-ingles/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *