O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 25/07/2023

Junior Misaki

Escritor e ilustrador.
Data de publicação: julho 25, 2023

Nascimento: 24 de maio de 1986

Naturalidade: Patos – PB

Atividades artístico-culturais: escritor e ilustrador

Blog: JUNIOR MISAKI

Instagram: @jr.misaki

Canal no Youtube: Jr Misaki

José Jerônimo Vieira Júnior, conhecido artisticamente como Junior Misaki (Jr Misaki), nasceu em Patos – PB, em 24 de maio de 1986. Durante a pandemia, o artista visual e fã de histórias em quadrinhos desde a infância descobriu uma paixão que há muito tempo guardava: a literatura infantojuvenil, e foi aí que começou a atuar como escritor do gênero.

Com um vasto estudo acadêmico, ele possui um currículo diversificado, marcado pela sua área de interesse, a arte. Atua como professor efetivo na rede estadual do Rio Grande do Norte e Paraíba com experiências em coordenação de programas educacionais e culturais. Além disso, é Mestre em Artes (UFRN / UDESC) e possui Licenciatura em Artes Visuais (UNIP) e Pedagogia (UNINTER), com especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação (SENAC / CETEC) e Supervisão e Orientação Educacional (FIP), Arteterapia (FAVENI) e também Bacharelado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (FIP) e, ainda, cursa duas pós em Literatura Infantojuvenil e em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica (UNIMINAS).  Em concordância com a sua tendência nas artes visuais contemporânea, ele ainda reflete também em seus trabalhos características que passeiam pelo regionalismo, pop arte e a arte superflat.

Os seus primeiros contatos com as artes começaram em 1998, através de uma companhia de teatro na  cidade de Patos, após o curso em uma escola profissionalizante. Com 13 anos teve seu primeiro contato com as artes visuais ao estudar técnicas de pintura em tela, na mesma escola. Aos 16 anos, iniciou o estudo dos Mangás, foi então que surgiu o ‘Misaki’, inspirado em um personagem de uma anime, criado a partir de um intercâmbio de correspondências com fanzines independentes de outros estados brasileiros. 

Nos estudos das Artes Visuais se diferenciou com projetos didáticos, como videoaulas que foram aprovadas em projetos culturais em editais pelo Ministério da Cultura. Um dos exemplos é o seu projeto ‘A Arte de Pintura a Dedos’ (2010), que consistia numa aula em DVD sobre pintura com dedos em cerâmica e que evidenciou o artista em vários programas de televisão e em outras mídias digitais. Após isso, ele deu continuidade através do ‘A Arte da Pintura Acrílica’, com técnicas de pintura em tela. Seu trabalho alcançou profissionais e amantes da área de conhecimento, tanto que, em 2015, sua vida e obra foram registradas no Dicionário de Artes Visuais da Paraíba, do pesquisador Dyogenes Chaves Gomes, catalogado pela sua trajetória e dedicação às artes visuais paraibanas.

Já no universo do audiovisual, Junior Misaki realizou produções de documentários e curtas-metragens. Em parceria com o movimento de cinema do sertão paraibano, o ilustrador participou de inúmeros projetos que o ajudaram a chegar no segmento da cultura pop, em 2015, com o Festival PlayComic, que em apenas 3 edições com produtores culturais da cidade, fizeram um dos maiores eventos do público geek e nerd da região sertaneja, até 2017.

Misaki também lecionou a disciplina “Arte” na educação básica. A partir daí, em 2017, obteve destaque pelo SESC/PB com um projeto que unia o ensino de Arte com metodologias ativas, como o uso dos jogos digitais em sala de aula, escolhido pela rede para representar o estado em um encontro educacional, na Pinacoteca de São Paulo.

Contudo, foi em 2020 que o artista passou por uma ressignificação em sua carreira. Ano em que o artista conclui seu mestrado em Arte, na UFRN (Natal), defendendo a pesquisa: ‘Quadrinizando na sala de Artes: Quadrinizando nas aulas de Arte: uma proposta pedagógica do uso das Histórias em Quadrinhos nos anos finais do Ensino Fundamental’, que desencadeia outro produto didático, sendo finalista do prêmio “HQ MIX”, o “Oscar” dos Quadrinhos Brasileiros, em 2021, na categoria acadêmica.

Ainda em 2020, na pandemia, se aventura em um novo estilo artístico, a escrita, e publica a sua primeira obra infanto-juvenil, “Clarice e a Andorinha”, vencedora do Prêmio Maria Pimentel, pela lei Aldir Blanc do estado da Paraíba. O livro narra a vida de um passarinho criado em uma família não tradicional, por duas mães, que o recebe com carinho e ensina a menina Clarice um novo significado de amor baseado em sentimentos que envolvem o respeito e a união familiar. Com a trilha sonora feita pela cantora paraibana Saiô, e animação do vídeo pelo próprio artista, que também ilustrou o livro, a obra foi um marco de uma nova era para Misaki.

Por meio da repercussão deste trabalho, especialmente em escolas e encontros literários, Junior Misaki lançou, em 2021, uma nova produção: ‘O Mágico do Seridó’. Inspirado no “O Mágico de Oz”, de L. Frank Baum, o livro conta sobre uma menina que fica perdida em uma serra do Seridó nordestino e se encontra com seres fantásticos e descobre o verdadeiro valor da amizade. Com o sucesso da obra, no final do decorrente ano, o escritor ganhou o Prêmio Wills Leal, na categoria “Artista Solo” pelos seus trabalhos desenvolvidos no sertão paraibano, pela lei Aldir Blanc estadual.

Em 2022, Misaki publica outras obras como ‘O Gato Juan’, que destaca a importância de falar sobre o luto para crianças e também o apego pelos animais de estimação, sendo sua produção de maior impacto social e com uma música temática assinada e cantada pelo artista. Além disso, lança também ‘A Raposa: Depois daquele Adeus’, uma homenagem ao “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, com um estilo mais juvenil narrando a visão do autor sobre a personagem “Raposa”, após a partida do “Príncipe” em busca de sua rosa.

Seu trabalho literário lhe proporcionou diversas experiências, sejam elas no meio digital, como transmissões ao vivo em suas redes sociais e em canais do YouTube, ou presenciais, como apresentações em escolas e formações pedagógicas. Além disso, Júnior alcançou destaque nacional sendo reconhecido pela cantora e famosa apresentadora infantil dos anos 1990, Mariane Dombrova, que evidenciou as suas obras em suas contações de histórias, no seu canal virtual. 

Em 2023, o artista conheceu pessoalmente a cantora Mariane, que marcou a sua infância, assim como, o desenhista e empresário Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, onde pode entregar três de suas obras. Atualmente, Junior Misaki está no processo de lançamento de sua quinta obra infanto-juvenil, que retrata a vida de um estudante com aparelhos tecnológicos.

Laura Moura

Fonte:

http://www.jrmisaki.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *