O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 15/02/2024

Luiz Barroso

Artista Visual e Arte-Educador.
Data de publicação: fevereiro 15, 2024

Naturalidade: Campina Grande-PB                                                 

Nascimento: 1951                                                    

Atividade artístico-cultural: Artista Visual e Arte-Educador     

Facebook: https://www.facebook.com/luizbarrosoartistavisual             

Portfólio: https://issuu.com/luizbarrosopedras/docs/luiz_barroso_portf__lio_web

Luiz Barroso iniciou o curso de Ciências Sociais na atual UFCG e antiga UFPB. Passados dois anos de vida acadêmica, abandona a universidade para se dedicar às Artes Visuais como autodidata. No MAAC (Museu de Arte Assis Chateaubriand) de Campina Grande encontrou o espaço que lhe faltava para uma orientação no caminho das artes. Passa, então, a frequentar o ateliê livre desta instituição, integrando-se, assim, ao movimento cultural da cidade e chegando a ser, durante vários anos, presidente da Associação Campinense de Artistas Plásticos (ACAP).

Nos anos de 1994, 1995, 1996 e 1998 viaja à França para participar de intercâmbios organizados pela Associação Franco-Brasileira Le Hors-Là. Em 1999, retorna à França, desta vez para residir na cidade de Marseille e atuar na Association Arts et Developpement, animando ateliês de pintura para crianças descendentes de imigrantes. Depois de vários anos de peregrinação entre a Paraíba e o Sul da França, mais especificamente na cidade de Marselha, Luiz Barroso apresenta sua visão poética do mundo nesta mostra que é sua primeira exposição individual no Brasil, desde seu retorno em novembro de 2008.

Entrar no seu universo e na sua obra é uma coisa fascinante e requer um olhar totalmente inusitado. Nada acadêmico, nada atrelado a uma sequência temporal. Ele passa do lado dos ‘neo’, ‘pré’, ‘pós’ transcendendo a todo tipo de classificação. Está em tudo, homem livre e enraizado na história do mundo e dos mundos! Toda sua obra está inserida em sua maneira de agir, e é inseparável de sua atividade de Arte Educador. Seu trabalho é construído de fora para dentro, observador silencioso, introspectivo e mergulhado nas emoções.

É no começo dos anos de 1990 que sua experiência generosa de Arte Educador, em Campina Grande, sua cidade natal, o leva para a França. A crise de definição da arte, que desde a Arte Conceitual vem cutucando a cultura, ainda está forte e muitos artistas defendem uma posição mais engajada na prática de uma arte como ferramenta de coerência social. A ONG “Le HorsLà”, com sede em Marselha, desenvolve projetos e começa a atuar no Nordeste em parceria com artistas brasileiros. Barroso é um precursor sensível e foi escolhido para um intercâmbio que durou vários anos, culminando com sua ida até o povo Massai do Quênia na África.

Do sol do Sertão Brasileiro ao sol do Mediterrâneo Francês ele construíra uma obra profundamente humana. No sertão, ele lembra, esticavam as peles das cabras e deixavam ao sol para secar o couro. Essa lembrança ele transforma em papéis reciclados, onde escolhe inscrever a memória simbólica das linguagens. Da pedra como um arquétipo, ele aponta nossa atenção para nos religarmos ao essencial, como condição primitiva de uma humanidade universal.

Essa sensibilidade é a gestação adormecida de um artista profundamente enraizado na sua terra, a Paraíba, alguém local, universal e multicultural. A saudade, que lhe acompanhara em seu itinerário no Mediterrâneo Francês deu-lhe suporte nesta segunda moradia, e expressa em sua obra de pedras trançadas o destino entrelaçado nessa reflexão de uma arte antropológica. Seu templo é a sua poética, sua essência. Numa época de guetos e de crises de identidade do mundo globalizado, Luiz Barroso dá-nos uma direção: O criativo incondicionalmente.

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes:

https://revistablecaute.com/wp-content/uploads/2020/05/22-Artista-da-Capa-%E2%80%93Luiz-Barroso-PB.pdf

https://paraiba.pb.gov.br/noticias/artista-luiz-barroso-expoe-2018rasgos-caligraficos2019-na-galeria-archidy-picado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *