O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/09/2023

Pedro Paz

Cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, e professor de música.
Data de publicação: setembro 29, 2023

Naturalidade: Porto Velho – RO / Radicado em João Pessoa – PB

Nascimento: 14 de julho de 1983

Atividades artístico-culturais: Cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista e  professor de música

E-mail: ppazmusico@gmail.com

Instagram: @pedropazpp
Facebook: Pedro Paz

Youtube: Pedro Paz (@ppazmusico)

Spotify: Pedro Paz

Apesar de ter nascido em Rondônia, Pedro mora em João Pessoa desde os 7 anos. Seu contato com música começou cedo, tendo crescido ouvindo MPB por influência da sua mãe. Aos 11 anos, começou a fazer aulas de violão. Quando o professor não pode mais ensiná-lo, ele decide continuar por conta própria, através de revistinhas. Sua primeira apresentação aconteceu um ano depois, quando estava na sexta série/quinto ano: tocou, durante uma gincana da escola, a música Aquarela, de Toquinho.

Desde então, o cantor tocou em diversas bandas, como Baluarte, Agoiê, Trio Baobá, Catavento Colorido e Samba de Botequim. Já trabalhou com diversos artistas como Sandra Bele, Escurinho, Raquel Ramos Steola, Mayra Montenegro, Jana Figarella, Liss Albuquerque, Gracinha Telles e Jurandy do Sax. Além do vocal e violão, Pedro toca sanfona, flauta doce, e charango, apresentando-se em diversos gêneros musicais como MPB, xote e forró.

Durante o mês junino de 2023, o cantor se apresentou todas as segundas do mês na General Store, em João Pessoa, trazendo, a cada dia, convidados especiais e mudança de músicos. Essa rotatividade fez com que ele chamasse o seu trio de ‘Forró do Pedro Paz’ . A nomeação do trio foi um dos passos para o seu movimento de carreira solo, que despertou de vez em 19 de agosto de 2023, com o lançamento do primeiro single, ‘Coração de Zabumba’. A música é um xote que foi composto por Pedro há mais de 10 anos, foi gravada no Estúdio Angelim e teve seu lançamento acompanhado de um show realizado  pelo cantor Manga Rosa Bar.

Após o São João, o  ‘‘Forró do Pedro Paz’’  continua se apresentando, passando por diversos bares da capital paraibana, como a Caravela Cultural e o Praiô Boteco Hall, por exemplo. O artista transmite trechos de seus shows no seu canal  no Youtube, Pedro Paz (@pazzmusico) . O canal possui mais de 15.000 views e de 700 inscritos. .

Pedro também percorre o caminho das artes cênicas. Aos 15 anos, apresentou-se no espetáculo ‘A Cigarra e a Formiga’, dirigido por Geraldo Jorge. Em 2018, gravou na Baluarte um disco com o Coletivo de Teatro Alfenim, contando com músicas de todas as peças do coletivo até então. Seu projeto mais novo na área é o espetáculo ‘Rapunzel: Como é a história?’, onde atua como diretor musical. A peça é produzida pela Companhia Rataplan e leva a história da Rapunzel para a ambientação do Nordeste brasileiro, com músicas de Luiz Gonzaga. Apesar de dirigir as canções, o artista não deixa de marcar sua presença no palco, cantando e tocando sanfona enquanto caracterizado como boneco tocador.

Paralelamente às suas apresentações musicais,  o multi-artista também trabalha como professor efetivo de música no município de João Pessoa. Ele ensina há 12 anos na Escola Municipal Anita Trigueiro do Valle.

Gustavo D.

Fontes:

Redes sociais do cantor (Instagram, Facebook e Youtube)

https://paraibacriativa.com.br/pedro-paz-anuncia-lancamento-do-seu-primeiro-single-para-a-proxima-quinta-feira/
Entrevista cedida por Pedro Paz à Gustavo D.. nos dias 26 e 27 de setembro de 2023

Entrevista cedida por Pedro Paz à Gustavo D. no dia 9 de agosto de 2023

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *