A Peteca de Banana é uma iguaria da gastronomia do município de Bananeiras, situado no Brejo Paraibano. É feita a partir da fritura de uma massa a base de banana, trigo, leite e ovos, polvilhada com açúcar e canela. Ainda pode ser degustada com sorvetes e mel de engenho.
O seu visual lembra uma rabanada, principalmente porque é envolta na mistura de açúcar e canela. Porém, no sabor da massa predomina o perfume e a maciez da banana. A fruta é encontrada em abundância na cidade, graças ao trabalho dos produtores rurais da região. A receita é simples e rápida de ser preparada, principalmente para um lanche da tarde ou uma sobremesa depois do almoço.
O doce do século passado tem origem incerta. Pode ter surgido das antigas cozinheiras do fogão a lenha, das índias ou dos escravos que viviam na região naquela época. Durante muito tempo o doce foi vendido na cidade de porta em porta. A receita da “peteca” de Bananeiras tem passado de geração a geração e é servida em diversos restaurantes da cidade.
A iguaria se tornou uma opção diferenciada de comer a fruta e de reaproveitamento de sobras das bananas. Essa é só uma das muitas criações gastronômicas famosas em Bananeiras feitas à base da banana. A produção caseira também está na lista, a exemplo do doce de banana embalado diferencialmente na palha de bananeiras.
Em breve, a Peteca de Banana será incluída na lista do patrimônio imaterial do município. O prato é um dos destaques da Rota Gastronômica dentro do Projeto Cultural Caminhos do Frio, do Festival Sons e Sabores e dos Festejos Juninos do Brejo.
Os moradores de Bananeiras estão transformando a culinária local em mais um atrativo para os turistas, incentivando a Economia Criativa no Estado da Paraíba.
Fontes:
http://www.gourmetidos.com.br/receita/peteca-de-banana-feita-por-mariana-muniz/
http://www.focandoanoticia.com.br/de-bananeiras-pelos-caminhos-do-frio-da-paraiba/