O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/02/2024

Quitéria Kelly

Atriz e diretora teatral.
Data de publicação: fevereiro 21, 2024

Naturalidade: João Pessoa – PB                                                   

Nascimento: 1 de maio de 1982                                                  

Atividade artístico-cultural: atriz e diretora teatral     

Formação Artística: Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte                    

Trabalhos Audiovisuais: O Homem Que Desafiou o Diabo (2007); Vivi (2015); Ausência (2015); Dalton/Hebe – websérie (2016); A Casa do Doido Alexandre (2017); Onde Nascem os Fortes (2018); Malhação – Toda Forma de Amar (2019); Vai Melhorar (2020); Amor de Mãe  (2020); Um Lugar ao Sol (2021); Mar do Sertão (2022); Renascer (2024)                                             

Trabalhos Teatrais: A Invenção do Nordeste (2017); Pobre de Marré (2021); Por que Paris (2021); Jacy (2021)                                                

Instagram: https://www.instagram.com/quiteriakelly/

Natural de João Pessoa, onde nasceu no dia 1 de maio de 1982, Quitéria Kelly foi criada em Natal-RN, onde estudou e começou a carreira profissional, sendo formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 2007 Quitéria participou da fundação do Grupo Carmin, em Natal, importante na cena cultural da região. Atualmente reside no Rio de Janeiro.  Protagonizou os espetáculos “Pobres de Marré” e “Jacy” pelo Grupo Carmim, além de dirigir em 2017 o premiado espetáculo “A Invenção do Nordeste”, inspirado no livro homônimo do historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr, que rodou por vários estados brasileiros e também foi apresentado em Portugal, trabalho este que  marcou a estreia de Quitéria como diretora teatral. Quitéria Kelly reflete sobre autoridade, invisibilidade da mulher e os papéis de gênero no teatro. Quitéria Kelly segue equilibrando o teatro, sua base, com a tv e o cinema, estreando na Rede Globo na série “Onde Nascem os Fortes”, em 2018. no ano seguinte foi escalada para a extinta novela teen “Malhação” onde interpretou a coordenadora de uma escola municipal que possuía um filho adotivo, contracenando com atores, como Paloma Duarte, Tato Gabus Mendes, Roberto Bomtempo, Karine Teles, Henri Castelli, Rogê Gobê, Joaquim Lopes, entre outros. Em 2020, a atriz integrou a novela “Amor de Mãe” e em 2021 fez participação na novela “Um lugar ao sol”. Em 2022, Quitéria atuou em “Mar do Sertão” com a personagem Latifa. Em 2024 a atriz passou a entregar ao elenco do remake da novela “Renascer” sendo que a primeira versão foi exibida em 1993, onde interpretou a personagem Nena, a mulher do coronel Belarmino, interpretado pelo ator Antonio Calloni. A atriz passou por uma verdadeira transformação visual para o papel. Além da participação em Renascer, Quitéria prepara um espetáculo solo, onde discute a origem da feminilidade no mundo das artes.

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes:

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2024/01/10/quiteria-kelly-integra-elenco-do-remake-da-novela-renascer.ghtml

https://www.museudatv.com.br/biografia/quiteria-kelly/

https://saibamais.jor.br/2019/01/quiteria-kelly-e-confirmada-na-proxima-temporada-de-malhacao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *