Pesquisa e texto: Laura Moura
Endereço: Av. Pará, 301 – Estados, João Pessoa – PB, 58030-200
Ano de inauguração: 2021
Culinária: Regional com temperos característicos do Nordeste e produtos não industrializados.
Instagram: @tonhodemartinha_
Com uma identidade visual bem nordestina e sabor típico da região, o restaurante Tonho de Martinha já é bem conhecido em João Pessoa pela autenticidade. Criado no momento de transição da pós-pandemia, em 2021, para os sócios empreendedores, Ramon Lacerda e Stenio Diro, a ideia surgiu da vontade de trazer uma nova abordagem para os os sistemas de entrega de comida na capital paraibana. Com fantoches divertidos e expressões regionais, eles iniciaram as divulgações do delivery pelas redes sociais com vídeos cômicos e marcantes para a comunidade. Atualmente, a comedoria possui um espaço físico, localizado no bairro dos Estados.
“Tivemos a ideia de criar a comedoria Tonho de Martinha no ano passado (2020) . Eu e Stenio vínhamos conversando sobre empreender em sociedade. Eu já fui dono de um bar e tinha noção de como é trabalhar por conta própria. Neste projeto, queria ter mais proximidade e interação com o público, já que a pandemia restringe esse contato com os clientes”, disse Ramon para o Ideia Positiva Online, em 2021.
Seus pratos saborosos chamam atenção pelas cores vibrantes e temperos regionais, que exaltam a beleza e delícia da cultura culinária nordestina. Nas redes sociais, a proposta do restaurante não é diferente. A comida sertaneja está presente em tudo, desde os fantoches com historinhas que remetem ao interior, nas legendas descontraídas e até no nome dos pratos, evidenciando o diferencial da marca. “Nós não queríamos ser somente uma empresa que atua nas redes sociais de maneira monótona, então tivemos a ideia de criar o nome da comedoria seguindo um costume do interior: as pessoas conhecem umas às outras por apelidos, que sempre levam em consideração as famílias de cada uma. Há, também, um personagem que irá ajudar as pessoas a empreender e entender como funcionam as nuances dessa realidade, de ter um negócio próprio”, ressalta o empreendedor para a revista.
O restaurante conta com um cardápio variado, entre seus pratos principais está o rubacão feito com arroz da terra, feijão verde, além de carne de carneiro, frango, pernil suíno ou camarão. É importante destacar que seus ingredientes não são industrializados e os temperos são bem característicos da região, enfatizando as origens da iniciativa. Além disso, com um marketing intrigante, eles casualmente lançam promoções imperdíveis, porém cômicas, para seus clientes, como desconto para quem tiver a melhor história de “cangaia”, entre outras. Tudo isso você acompanha pelas redes sociais da comedoria e fica por dentro desse universo de sabor: @tonhodemartinha_