O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/01/2024

Salomão Soares

Pianista, arranjador e compositor.
Data de publicação: janeiro 22, 2024

Naturalidade: Cruz do Espírito Santo-PB                                                  

Atividade artístico-cultural: pianista, compositor e arranjador                                                  

Discografia: Toninho Ferragutti & Salomão Soares (2017); Alegria de Matuto (2018); Salomão Soares & Nivaldo Candido Duo (2018); Colorido Urbano (2019); Chão de Flutuar (2019); Yatra-Tá  (2021); Baião de Dois (2023); Interior (2023)                                                                                                                

Premiações: Prêmio MIMO Instrumental (2017); finalista do Piano Competition / Montreux Jazz Festival (2017); Festival Savassi (2018); Melhores da Música Brasileira (2018)                                                 

Site: https://www.salomaosoares.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/salomaosoares13                                                   

Facebook: https://www.facebook.com/SalomaoSoaresOficial                                     

Youtube: https://www.youtube.com/@SalomaoSoares13                                                      

Contato: salomao_soares13@hotmail.com

Nascido e criado em Cruz do Espírito Santo, interior da Paraíba, e atualmente morando em São Paulo, Salomão Soares é pianista, arranjador e compositor. Vem se destacando como uma das grandes revelações da nova geração de instrumentistas brasileiros e já dividiu palco com nomes marcantes da música brasileira como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Hamilton de Holanda, Leny Andrade, Filó Machado, Renato Braz, Mônica Salmaso, Itiberê Zwarg, Arismar do Espírito Santo, Toninho Ferragutti (com quem gravou um disco em duo), entre tantos outros. É vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017, finalista do Piano Competition no Festival de Montreux 2017 – Suíça e vencedor do Prêmio Novos Talentos do Festival Savassi 2018, em Belo Horizonte (MG).

Participou de diversos festivais e turnês pelo mundo, como recentemente na Espanha e Portugal, ao lado da cantora e compositora Vanessa Moreno, no Uruguai e pelo Brasil todo, como no SESC Jazz, um dos mais renomados festivais de jazz da América Latina, com seu trio e também como convidado especial de Hermeto Pascoal. Sua discografia inicia com Alegria de Matuto – Salomão Soares Quarteto (2018), depois Toninho Ferragutti & Salomão Soares (2018) e ainda no mesmo ano, Salomão Soares & Nivaldo Candido Duo – Gravado e lançado na Suíça. Em 2019, lança Colorido Urbano – Salomão Soares Trio, Chão de Flutuar – Salomão Soares & Vanessa Moreno e em 2021, Yatra-Tá -Salomão Soares & Vanessa Moreno. Em agosto de 2023, ao lado de Guegué Medeiros, Salomão lançou Baião de Dois, disco que une o piano e a zabumba.

Recentemente, integrou o projeto Rosa dos Ventos, um espetáculo que levou ao palco quatro grandes pianistas como André Mehmari, Tiago Costa, Hercules Gomes, além de Salomão, realizado no Teatro Municipal de São Paulo. Em dezembro de 2022, se apresentou ao lado de Vanessa Moreno no Montreux Jazz Festival, na edição do Rio de Janeiro. Com muito talento e sensibilidade, Salomão Soares domina diversas linguagens da música popular, que lhe permitem uma grande versatilidade em seus trabalhos.

“O disco que conta a minha história até aqui”. Essa é a definição que Salomão Soares deu para ‘Interior’, seu primeiro álbum solo e que foi lançado na íntegra, nas plataformas digitais, no dia 27 de outubro de 2023, tendo a produção do selo Blaxtream e foi gravado e mixado por Thiago Monteiro. Com homenagens, referências e influências importantes em sua formação como ser humano e como músico, o disco tem sete composições e duas releituras de gênios brasileiros. O disco abre com a autoral Caminho dos Ventos e em seguida, inspirado no escritor e importante artista da cultura nordestina, Ariano Suassuna, a composição Caboclinho Armorial. Seu Soares e Dona Branca no Forró é uma homenagem aos pais de Salomão, que sempre foram aos bailes no interior da Paraíba e dançavam com o pianista, ainda pequeno, nos braços, entre eles. Vem deles, o gosto especial pela cultura e suingue da música nordestina. A também autoral Grandes Sertões: Veredas é inspirada na obra do grande gênio brasileiro Guimarães Rosa. Fátima, um chorinho do Hermeto Pascoal, que foi gravado no álbum ao vivo em Montreux e Desafinado, de Tom Jobim e Newton Mendonça. As autorais Canto d’água, Janelas e Pássaros, completam o álbum. Salomão cria aqui uma forma nova de representação de ritmos brasileiros no piano, um Novo Piano Brasileiro que incorpora várias ideias percussivas em “levadas” sensacionais que remetem aos ritmos originais com precisão e sutileza.

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes:

https://www.revistaprosaversoearte.com/salomao-soares-lanca-o-primeiro-album-solo-interior/

https://www.salomaosoares.com.br/

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2023/10/08/pianista-salomao-soares-referencia-os-escritores-ariano-suassuna-e-guimaraes-rosa-no-album-solo-interior.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *