O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/03/2024

Severino Ayres

Cantor.
Data de publicação: março 18, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: Patos – PB                                                 

Atividade artístico-cultural: cantor                                                       

Premiações: 3ª  melhor canção no concurso nacional da vigésima edição do eFestival (2021)                                            

Álbuns Lançados: Before We Shrink (2017); Grown Up Emancipation (2019)                                                     

Instagram:  @severinoayres                                                     

Facebook: https://www.facebook.com/severinoayres                                            

Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/42DmjsyhxGutX3q4X03BOJ                                                   

YouTube: https://www.youtube.com/@SeverinoAyres

Nascido em Patos, sertão da Paraíba, o cantor e compositor Severino Ayres imerge sua arte num mundo de referências que une o folk-rock progressivo  do rock brasileiro dos anos 1980 e do folk nordestino, de artistas como Zé Ramalho e Belchior, com letras imagéticas e existencialistas. Fascinado por cinema e música desde a infância, Severino montou a primeira banda na adolescência, ao final do boom do Rock Brasil dos anos 80. Em 2013, se junta a dois amigos para formar a FOXES AND RABBITS. Nos vocais e guitarra da banda, o paraibano se volta agora totalmente ao trabalho autoral. Como artista solo, Severino tem dois álbuns lançados, “Before We Shrink” (2017) e o “Grown Up Emancipation”, este incluído na lista dos 10 melhores de 2019 do blog potiguar “O Inimigo”.  Em seus três trabalhos autorais lançados, o artista aposta em letras poéticas e existencialistas, a maioria cantada em inglês. Durante a sua participação no Prêmio Gabriel Thomaz da Música Brasileira, que encerrou a última edição da Semana Internacional da Música de São Paulo 2020. Em janeiro de 2021, Severino foi selecionado para a 8ª edição do Festival Pedrada at Home, transmitido on-line do Rio de Janeiro. Em agosto “Flowers” levou o prêmio de 3ª melhor canção no XX eFestival, promovido pelo Governo de São Paulo, que tinha como curadores o jornalista Carlos Calado, da Folha de São Paulo, e o maestro Ruirá Duprat, ganhador do Grammy americano e coordenador artístico das turnês brasileiras de Andrea Bocelli, que juntos avaliaram mais de oito mil obras inscritas.

Em 2021 ele lançou o single “Olhe pro Céu”. A faixa foi gravada no estúdio Eletro Fluminas, no Rio de Janeiro, com produção musical do pernambucano Paulo Rafael, grande instrumentista do rock brasileiro, sendo um dos fundadores da banda Ave Sangria e também parceiro de longa data de Alceu Valença. O faixa é um folk-rock que ainda conta com Charles Gavin na bateria, Marcio Lomiranda nas programações e teclados e Pedro Coelho no baixo elétrico. A faixa vem com um chamado para a magia da simplicidade e da observação do cotidiano. Olhar pro céu e sentir esperança. Olhar pro céu e olhar pro que acontece entre nós. Olhar pro céu e ver que, com um pouquinho de fé na magia, as coisas mudam”, comenta Severino Ayres, que também assina a composição da música.

Fontes:

https://www.diariodepernambuco.com.br/ultimas/2021/01/paraibano-severino-ayres-lanca-single-com-producao-de-paulo-rafael-do.html

https://festarmuito.com/paraibano-severino-volta-ao-palco-apos-3o-lugar-em-festival-paulista/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *