O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/01/2024

Sibélius Donato Tenório

Pianista e compositor.
Data de publicação: janeiro 26, 2024

Naturalidade: Campina Grande-PB                                                  

Nascimento:  22 de junho de 1973                                                

Atividade artístico-cultural: músico instrumentista (Piano) e compositor                                      

Formação Musical:  Conservatório de Música de Belém/PA                                                                  

Número de Composições: 400                                                                     

Álbuns Lançados: Divagações, Uirapuru, Outono em Primavera, Ecos do Passado e Classe em Clássicos

Premiações: Medalha Augusto dos Anjos (2007)    

Instagram: https://www.instagram.com/sibeliusd1/                                 

Facebook: https://www.facebook.com/sibeliust

Sibélius Donato Tenório, nasceu em Campina Grande, em 1973, de parto prematuro, com seis meses e meio. Diagnosticado com Autismo na infância, Sibélius com apenas três anos de idade não falava, nem andava, locomovia-se, arrastando-se de costas. E foi aos 4 anos de idade, que Sibélius escolheu o silêncio da madrugada para sentar no piano do seu pai e tocar “Assum Preto” de Luiz Gonzaga e a sinfonia nº 40 de Mozart.   

Ele ainda compôs a  sua primeira música aos 5 anos de idade, intitulada “Crianças Encantadas”. Aos sete anos de idade sua mãe o matriculou no conservatório de música em Belém/PA, com um mês de aula os professores pediram-lhe que o levassem para casa, pois não tinha mais o que aprender, já sabia tudo.

Aos doze anos de idade apresentou seu primeiro recital em Maceió/AL, após uma reportagem do Programa “Fantástico” da emissora de TV Rede Globo em 1986, Sibélius ficaria conhecido nacionalmente, sendo considerado um dos maiores prodígios do país. Em 1991 se apresentaria no programa de Jô Soares, mais uma vez ratificando seu grande talento. Nomes como Arthur Moreira Lima confirmariam sua genialidade musical.O nome “Sibélius” foi dado pela paixão do pai, Josemar, pela música erudita, o que fez prestar uma homenagem ao  músico finlandês Johann Julius Christian Sibélius. Sibélius gravou os seguintes cds: Divagações, Uirapuru, Outono em Primavera, Ecos do Passado e Classe em Clássicos. Compôs cerca de 400 músicas,  Sibélius é possuidor de uma rara genialidade musical. Músico autodidata, executa clássicos famosos com perfeição. Suas composições lembram a beleza, a harmonia, o valor musical e a inteireza das obras dos grandes gênios da música universal. Seu cérebro funciona como um computador, pois uma música uma vez tocada, já passa a fazer parte do seu reportório. Suas mãos visivelmente “frágeis” deixam em todos a impressão de que flutuam nos teclados, com agilidade e uma precisão impressionante. Sua música, forte e suave, envolvente, desperta nos ouvintes uma grande emoção. Em 2007, após propositura da deputada Iraê Lucena, Sibélius Donato recebeu a “Medalha Augusto dos Anjos”, dada aos destaques paraibanos na cultura. “Tem-se a impressão”, conforme afirma Osmarita Brito, “de que as células de Sibélius têm a forma de notas musicais” tal a leveza com que executa qualquer música.

Tem por marca um largo e generoso sorriso, caraterísticas dos gênios, na certeza humilde de quem sabe. Seu olhar translúcido, revela toda beleza e pureza incontestável de uma criança.  Em sua biografia em seu perfil do Facebook, Sibélius se auto descreve: “Sou uma pessoa muito brincalhona, pateta e palhaça e adoro fazer as pessoas rirem demais. Tenho outro lado também muito importante. Sou muito sensível, ok? Qualquer Mal Entendido ou Mal Intérprete, eu passo mal,fico gelado, tremo e fico querendo vomitar por conta da minha sensibilidade ok? Mas sou muito Compreensivo e compreendo as pessoas mesmo que elas não me compreendam, mas eu compreendo”.

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes:

https://cgretalhos.blogspot.com/2010/01/um-genio-da-musica-sibelius-donato.html

https://www.rcvips.com.br/rc-vips/sibelius-donato-em-joao-pessoa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *