O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 02/02/2024

The Outcast Division

Banda de Rock.
Data de publicação: fevereiro 2, 2024

Ano de Criação: 2018

Local de Origem: Patos – PB

Gênero: Percorre diversos estilos musicais como rock progressivo, psicodélico, entre outros

Integrantes: Felipe Dutra (Guitarra e vocal)

Vinicius Nunes (Guitarra e vocal)

Davi Brasilino (Contra-baixo)

Guilherme Souza (Bateria)

Spotify: The Outcast

Instagram: @theoutcastdivision

Canal no Youtube: The Outcast Division

Composta por Felipe Dutra (Guitarra e vocal), Vinicius Nunes (Guitarra e vocal), Davi Brasilino (Contra-baixo) e Guilherme Souza (Bateria), a banda “The Outcast” percorre diferentes estilos bebendo da fonte da originalidade e criatividade dos seus integrantes. Dentre as diversas versões de seu surgimento, o grupo fala que o maior motivo foi construir um estilo único que fugisse à regra e trouxesse renovação para o meio musical.

Formado em 2018, o grupo conta que o desejo de se unir surgiu num momento em que nenhum deles atuava ativamente na música. Com um período reservado somente para produções “experimentais”, o vocalista e guitarrista Felipe queria desenvolver algo único em que ele teria liberdade de criação. Com algumas composições (em inglês) prontas, ele convidou Vinicius e Guilherme para banda, que concordavam com suas ideias e inspirações artísticas. 

A partir de então, sem reproduzir músicas de terceiros, eles começaram a reaprender a compor do zero e criar sua própria arte através de ideias sobre a vida, o mundo e o amor.  Após conhecerem Anderson, seu primeiro baixista, fizeram seus primeiros shows e gravaram  “Entropy” que foi dividido em 02 EP ‘s: Entropy Part I e Entropy Part II. Suas produções eram voltadas para um meio mais confessional e autoexplorativo,  funcionando como uma válvula de escape e expressão de pensamentos, mas nunca visando o sucesso comercial e sim a sensação de prazer gerada por compor algo sincero e original.

Com um amplo repertório musical a banda se inspira em diversos estilos, desde um mais progressivo psicodélico até o rock alternativo. Além disso, o grupo usa de base elementos específicos que compõem as músicas como uma levada de bateria, um sintetizador, entre outros, não se importando tanto em relacionar a um gênero específico, mas em encaixar de acordo com os seus interesses. Iniciando de forma individual ou em grupo, as composições nascem de improviso, sem se preocupar com o rumo que irão tomar, apenas deixando os sentimentos fluírem.

“Eu não diria que nós, enquanto banda, realmente nos inspiramos em ninguém específico. Podemos ter, enquanto indivíduos, admiração por determinados artistas. Porém, quando nos juntamos, a música se trata mais de uma coisa nova, nossa. Somos mais inspirados pela diversão daquele momento, por conversas aleatórias, pela ideia que puxa a outra, pela comunicação musical entre amigos, instrumentos, partes, arranjos e melodias […] A chave, eu diria, é não seguir um padrão, não criar uma caixa. Da maneira que sair, saiu”, conta Felipe, o vocalista.

The Outcast Division possui uma rica discografia, com 3 EP ‘s: “Entropy, P. I (2019)”, “Entropy, P. II (2019)” e “Sem Marés (2020)”. Além disso, a banda tem mais 3 singles: “Always Clear (2018)”, “Entropy (2019)” e, o mais recente, “Dust”. Devido a pandemia, o grupo não pôde se reunir durante um longo tempo, contudo continuaram as produções em casa até que, em 2021, voltaram em grande estilo com um novo membro no time, Davi atual contra-baixo, e o nome “The Outcast Division”. Atualmente, o grupo está com um álbum em finalização o “Freedom Illusion”, uma produção que retrata o estado psíquico da banda naquele período.

Apesar do sucesso, ainda existem muitos obstáculos para se criar música no interior. Divididos no dilema de serem “interior demais pra cena das capitais, e centrais demais pra cena do interior”, a banda continua sentindo dificuldades para se encaixar nos diferentes cenários. Mesmo percebendo a falta de estímulo à produção cultural na região, eles permanecem lutando e fazendo o que amam.

“Dificilmente há apoio cultural para artistas do interior, ainda há um estigma de que não conseguimos produzir com qualidade, mas a questão é que para produzirmos com maior qualidade precisamos de apoio…Entre produtores que oferecem apenas a divulgação e falta de eventos direcionados para os artistas locais, a The Outcast Division sobrevive até então, produzindo e sempre se movimentando para fazer acontecer”, diz Davi, o baixista.

O grupo conclui explicando sobre o seu novo álbum e suas expectativas de que a ela não só atinja diferentes pessoas, mas também que sirva de ponte entre essas realidades culturais distantes, fortalecendo a própria cena local de Patos.

“Queremos que mais pessoas recebam nossa mensagem, este é o objetivo. A expectativa é fazer isso acontecer de alguma forma. Espero que você que esteja nos escutando sinta o que sentimos quando compomos e criamos as melodias das músicas”, conta Davi.

“Aos eventuais ouvintes, eu gostaria de dizer que não importa a dificuldade ou a falta de esperança de sucesso. Para a música ou para o que seja, se sua mente ama, viva”, complementa Felipe.

Laura Moura

Fonte:

Entrevista à banda “The Outcast” cedida à Laura Moura em 26/08/2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *