O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 31/01/2024

Thiago Rodriguez

Músico, poeta, agitador cultural, ator e escritor do gênero horror.
Data de publicação: janeiro 31, 2024

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 28 de abril de 1992

Atividades artístico-culturais: músico, poeta, agitador cultural, ator e escritor do gênero horror

Instagram: @thiagocinebairro

Thiago Rodriguez nasceu em 28 de abril de 1992, em João Pessoa. Atualmente em Recife, ele sempre esteve presente na cena cultural, iniciando sua vida artística como vocalista da banda de rock Nuvens Psicodélicas, em que tocavam no meio underground da cidade. Apaixonado pelo cinema, ele criou o Projeto Cinebairro, um programa sem fins lucrativos que surgiu com o intuito de levar sessões de cinema e oficinas para cidades do interior da Paraíba em meados do começo dos anos 2000.

Durante esse mesmo período, ele aproveitou o momento e as relações no meio cinematográfico para escrever e dirigir dois curtas em vídeo digital: Coração Revolucionário e Na Raiz do Medo. Mesmo ainda nos primeiros passos da sua carreira, seu talento foi reconhecido e Coração Revolucionário conquistou o prêmio de melhor ator no Festival Sesc-PB. Esse era apenas o começo da longa jornada que Thiago passaria, marcada por muita dedicação e cultura.

Agitador e produtor cultural, ainda em João Pessoa criou o Projeto Quintal Cultural no centro da cidade, local em que divulgavam bandas e artistas locais. Além disso, também contribuiu na construção e produção do projeto Beco Cultural da Cachaçaria Philipéia, em que da mesma forma davam espaço para a apresentação de diversas expressões artísticas, mas ainda destacavam o centro cultural pessoense em sua maior essência e valor.

Agora atuando mais fortemente como escritor, Thiago explica que desde os 17 anos já nutria seu amor pela leitura e escrita do gênero Horror e Fantasia. Inspirado por autores como Allan Poe, Anne Rice, Lovecraft, entre outros, ele começa a escrever seus próprios contos insólitos, com o sonho de um dia ter como publicar em formato de livro. Mas foi somente em 2023 que o sonho virou realidade. Inspirado em escritores como Bruno Ribeiro, Ricardo Oliveira e Roberto Denser, ele decide romper a bolha Sul e Sudeste e mergulhar nas águas literárias.

Determinado a seguir seu sonho, ele participa da seleção da Editora Lendari para uma coletânea de contos de horror chamada Lugares Para Jamais Visitar. Ele é aprovado com o seu conto Na Raiz do Medo e publicado no formato Ebook pela Amazon, também disponível em outras plataformas de leitura. No mesmo ano, ele participa de uma segunda coletânea da Lendari que será lançada em Janeiro de 2024 no mesmo formato. Além dessas obras, o autor ainda conta com mais 3 livros de coletâneas de contos de horror com previsão para 2024, agora no formato físico, que ele tanto almejava.

“O meu conto Na Raiz do Medo me abriu essa porta para o mercado editorial, em um gênero que não é tão divulgado. A narrativa desse conto vem ganhando leitores a cada dia e se passa na nossa Paraíba, na Cidade de Bayeux. Uma obra de arrepiar sobre uma antiga instalação militar na cidade”, comenta Thiago.

Com um processo criativo dinâmico, Thiago tende a uma escrita direta e simples, sem dar muitos rodeios ou com palavras difíceis. Em fase de finalização do seu primeiro livro Físico Contos Noturnos, lançado em meados de 2024, ele segue com suas produções valorizando a escrita paraibana e toda a sua significância para a literatura brasileira. Para conferir as suas obras visite o seu biolink e as redes sociais.

Laura Moura

Fonte:

Entrevista cedida à Laura Moura em 06/12/2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *