O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/06/2021

Tragédia de Tracunhaém

A "Tragédia de Tracunhaém" foi um incidente ocorrido em 1574, no qual índios mataram todos os moradores de um engenho chamado Tracunhaém, que se localizava na capitania de Itamaracá.
Data de publicação: junho 11, 2021

A “Tragédia de Tracunhaém” foi um incidente ocorrido em 1574, no qual índios mataram todos os moradores de um engenho chamado Tracunhaém, que se localizava na capitania de Itamaracá.

Um mameluco, ou seja um dos primeiros brasileiros resultante da união entre europeus e índias, chegou até a aldeia Cupaóba dos índios potiguares, na região que hoje é Paraíba. A tribo era comandada por Iniguassu, que recebeu muito bem o mameluco, o mesmo acabou se casando com uma das filhas de Iniguassu, a bela Iratembé, mais conhecida como Lábios de Mel. Para que o casamento acontecesse foi feito um acordo, o mameluco depois de se casar deveria ficar na tribo, mas aproveitando uma ausência de Iniguassu, ele fugiu levando a bela Iratembé.

Iniguassu imediatamente envia dois de seus filhos a Olinda, em Pernambuco, para recuperar Iratembé, o que conseguiram, por conta da decisão do governador Antonio Salema. Retornando para sua tribo, os índios pernoitaram na casa de Diogo Dias, no engenho Tracunhaém. Na manhã seguinte descobriram que Diogo Dias escondera Iratembé e recusava-se a devolver a índia. Seus irmãos seguiram viagem e chegaram à aldeia Cupaóba sem ela. Algum tempo depois, os potiguares formaram um exército de cerca de 2000 índios e dirigiram-se para Tracunhaém, mas não se deixaram ver na totalidade de suas armas. Julgando serem poucos os índios que os atacavam, os defensores do engenho saíram para a luta e viram-se envolvidos por uma multidão.

Toda a família de Diogo Dias, com exceção de duas pessoas que estavam em Olinda, foi morta. Os Potiguares ainda atacaram outros engenhos da capitania de Itamaracá, e se diz que morreram 614 colonos.

Após o massacre, o rei de Portugal desmembrou Itamaracá e deu a ordem de punir os índios responsáveis pelo massacre, expulsar os franceses e fundar uma cidade. Assim começaram as cinco expedições para a conquistar a Capitania Real da Paraíba, atual estado da Paraíba. 

Maiara Alves

Fontes:

http://programaquehistoriaeessa.com.br/?p=293

https://www.paraibatotal.com.br/a-paraiba/historia

http://fatoshistoricosdobrasil.blogspot.com/2012/02/tracunhaem-chacina-de-1574-post.html

Pesquisadora – Severina Luís de França

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *