O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/10/2023

Walbert Mattos

Ator, diretor e ativista cultural.
Data de publicação: outubro 3, 2023

Naturalidade: Sousa – PB                                                                                                   

Atividade Artístico Cultural: ator, diretor e ativista cultural

Formação Acadêmica:  Engenharia  Agrícola e Agropecuária – UFPB (1996)                                                   

Trabalhos Audiovisuais: Sem Poesia; A Pedra do Reino; As Jurássicas; Regresso ou alguma coisa que criamos sobre nós; Paraíba sim, senhor                                   

Premiações: Mostra Sesc  de João Pessoa (2007)                                   

Facebook: https://www.facebook.com/valbermatos17                                   

Instagram: https://www.instagram.com/valberdematos/

Walbert Mattos é ator, diretor de teatro e ativista cultural, possui grande experiência na sétima arte na cidade de Sousa. O ator já fez algumas atuações no universo cinematográfico, entre elas a participação no curso de formação “Paraíba sim, senhor”, onde fez parte da equipe técnica. Também foi protagonista em 2007 do curta “Sem Poesia”, do diretor Getulio Salviano, produção realizada com um celular, mas que rendeu um prêmio de trabalho revelação, na Mostra Sesc em João Pessoa. No mesmo ano, Walbert estreou na televisão, onde foi ao ar a minissérie “A Pedra do Reino”, adaptação da obra de Ariano Suassuna, com direção-geral de Luiz Fernando Carvalho, as gravações aconteceram na cidade paraibana de Taperoá.

Um de seus trabalhos mais recentes é o curta-metragem “Regresso ou alguma coisa que criamos sobre nós”, filme do diretor Maycon Carvalho, que interpretou o personagem Nonato. A estreia do curta ocorreu na 10ª Mostra Acauã do Audiovisual  no sítio histórico da Fazenda Acauã, zona rural da cidade de Aparecida (PB) em outubro de 2021, junto com outras produções gravadas no sertão paraibano.

Após anos dedicado ao teatro, Walbert voltou à telona com o personagem de Nonato, que retorna a Sousa após anos distante, na tentativa de se reconectar com as pessoas, os lugares e as memórias. A produção foi contemplada com os recursos da Lei Federal Aldir Blanc nº 14.017/2020, edital do município de Sousa (PB) e tem produção da Pantim Produções e Co-Produção da Pedrinha Criativa, Palitto Studio, Incartaz Filmes, GDV Vídeo, Acauã Produções Culturais.

Mestre em Ciência do Solo e Engenharia Agrícola, também dirigiu o espetáculo “A Saga do Corvo”, trabalho que lhe rendeu premiação, atuou em “As Jurássicas” onde também escreveu e dirigiu a comédia teatral. Além de ser ativista cultural, Walbert Mattos defende e protesta em causas ambientais.

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes:

https://www.debateparaiba.com.br/noticia/18090/ator-sousense-estreia-filme-na-10o-mostra-acaua-do-audiovisual

https://fadir.ufc.br/pt/palestra-e-leitura-dramatica-da-obra-teatral-de-ariano-suassuna/

https://esmec.tjce.jus.br/2020/11/esmec-artes-2020-27-11-o-sertao-e-a-poesia-contemporanea-do-cearense-mailson-furtado-e-leitura-dramatica-da-obra-auto-da-barca-do-inferno-de-gil-vicente/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *