O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 20/11/2023

Xumbrego de Rabeca

Banda.
Data de publicação: novembro 20, 2023

Surgimento: junho de 2019

Integrantes: Nino, Leandro, Douglas e Ilana

Local: João Pessoa – PB

Instagram: @xumbregoderabeca

Facebook: Xumbrego da Rebeca

Youtube: https://www.youtube.com/@xumbregoderabeca8402

Extravagante e desmantelado, é assim o som de Xumbrego de Rabeca. A banda surgiu em junho de 2019  e desde então vem  trazendo aquela música que contagia e faz as pessoas dançarem, dando esperança, força e leveza, trazendo a sociedade, um repertório que vem do forró ao cavalo marinho, passando ainda por marchinhas e xotes.

O grupo musical resgata o uso da rabeca, instrumento tradicional do forró que se parece com um violino, produzindo músicas para dançar, dar esperança, força e leveza em tempos tão difíceis. Aqui se ouve de tudo um pouco: forró, cocos, cavalo-marinho, marchinhas, xotes. Sabe quando a gente pergunta a uma pessoa como foi a festa ontem e ela responde “num prestou não!”, para dizer que viveu uma experiência maravilhosa? Ou quando diz que foi “caco pra todo lado”, para informar que se jogou no salão? O Xumbrego aqui é nesse sentido.

“O público  se liberta no salão ao som de Xumbrego de Rabeca. Conosco as pessoas dançam  a noite toda embalados pelos gemidos da rabeca, a marcação da zabumba, a sonzeira do pandeiro e os brilhos do triângulo. Vencemos o autoritarismo e vencemos felizes”, dizem os participantes do grupo. “Nosso forró na veia é das origens até hoje.  É encaixado, bem arrochado e é pra suar a camisa”, completam.

O cavalo marinho, que está no repertório da banda, é uma manifestação cultural presente na Paraíba e em Pernambuco entre os instrumentos utilizados está a Rabeca, esse instrumento chegou no Brasil pelas mãos dos portugueses mas é de origem árabe e por curiosidade o forró  pé de serra no nordeste foi tocado primeiro com rabeca e depois com a sanfona. A inspiração da banda vem de cantores como Jackson do Pandeiro e Marinês, entre outros, tendo o forró  como uma matriz popular que compõem o forró tradicional, que vem encontrando o seu lugar aqui na Paraíba. Com isso a banda deixa na memória das pessoas o som que flui desse instrumento da Rabeca, que é o  forró,  hoje  Patrimônio imaterial e cultural do Brasil.

Sandra da Costa Vasconcelos

Fontes: 

https://jornaldaparaiba.com.br/cultura/xumbrego-de-rabeca/

facebook.com/xumbregoderabeca

instagram.com/xumbregoderabeca

https://www.youtube.com/@xumbregoderabeca8402

https://www.youtube.com/watch?v=73CzjRma-R0

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *