O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Cine Clube Luci Pereira apresenta “O Senhor do Engenho”, em CG

O Cine Clube Luci Pereira apresenta amanhã (5) o documentário “O Senhor do Engenho”. A entrada é gratuita e acontece na Sala Paulo Pontes no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, às 19h.

“O Senhor do Engenho” é um vídeo documentário dirigido por Bertrand Lira que conta a história de Seu Aluísio, pequeno agricultor da cidade de Areia, no interior da Paraíba.

Na contramão da onda avassaladora de desmanchar os engenhos de cana-de-açúcar, que passaram de produtores de melaço, rapadura e cachaça a fornecedores de matéria-prima para as grandes usinas fabricantes de álcool para a indústria automobilística. Seu Aluísio realiza um sonho idealizado desde a infância ao adquirir e instalar sua própria moenda.

O filme é o relato bem-humorado de quem vivenciou os problemas de uma economia globalizada, logrando sobreviver com a ajuda da mulher e dos filhos.

A equipe – O documentário, foi finalizado em 2004. Tem direção, argumento e roteiro de Bertrand Lira, assistência de direção de Shirley Martins, direção de fotografia e câmera de Daslei Bandeira e Bertrand Lira, som direto de Yorster Queiroga e Shirley Martins. Edição de Shirley Martins, Yorster Queiroga e Bertrand Lira. Música Original de Paulino Oliveira. Uma produção do Pólo de Multimídia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – LDMI, CEAD e TV Universitária.

Premiações – “O Senhor do Engenho” foi premiado no 28º Guarnicê de Cine e Vídeo de São Luís de 2005: Melhor Documentário Nacional, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora Original e 9º Festival de Cinema, Vídeo e D-Cine de Curitiba de 2005: Melhor Edição.

O filme também coleciona uma série de indicações para festivais, apenas dois anos após sua finalização. Veja a seguir, a lista das indicações:

* 8ª Mostra de Cinema e Vídeo de Tiradentes (MG) de 2005

* 28º Guarnicê de Cine e Vídeo de São Luís de 2005

* 5º Goiânia Mostra Curtas – Go (outubro de 2005)

* 9º Festival de Cinema, Vídeo e D-Cine de Curitiba (outubro de 2005)

* 2º Cinepop Festival de Cinema e Cultura Populares de Quixadá-Ce (dezembro de 2005)

* Iª Mostra de Curtas Nordestinos de Natal – RN (dezembro de 2005)

* IV Encuentro Hispanoamericano de Video Documental Independiente: Contra el Silencio * Todas las Voces , de 15 al 18 de março de 2006 na Cidade do México

* VII Festival Internacional de Documentales Santiago Álvarez In Memoriam, de 7 al 12 de março em Santiago de Cuba.

Via: Click PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *