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Da Paraíba para Índia: modelo internacional está na capa da revista Bazaar India

Laura Moura

Capa da Bazaar India de junho-julho com a participação de Mayra Andradi (à esquerda). Imagem: Reprodução/Mayra Andradi

Rompendo fronteiras, a modelo Mayra Andradi brilha na capa da Bazaar India de junho-julho, em uma edição sobre uma nova era na Moda. O projeto celebra 9 modelos que rompem com os padrões de beleza tradicionais ao lado de 9 jovens designers indianos que estão liderando o caminho com visuais novos e abordagens exclusivas. Com vasta experiência na área, Mayra participa dessa proposta que promete diversidade, inclusão e uma revolução na moda indiana.

Como única participante brasileira, o projeto Bazaar surgiu com a oportunidade de não só representar o seu país, mas também de valorizar a beleza que foge da “regra”, marcada por traços afrodescendentes e indígenas, valorizando a pluralidade paraibana.

“Não vou nunca esquecer de quando recebi o convite para participar, na hora minha única reação foi ligar pra minha mãe chorando muito feliz que estava realizando mais um sonho nesse mundo. A Bazaar representa pra mim a concretização de que eu posso e que eu consigo, ser a única brasileira de toda uma produção e modelos indianos me deixou  completamente em êxtase.”

Outra versão da capa da Bazaar India de junho-julho. Imagem: Reprodução/Mayra Andradi

De descendência indígena e negra, a recifense radicada em João Pessoa – PB, assim como tantas outras crianças, sempre sonhou em se tornar modelo. Apaixonada por animais, especialmente silvestres, Mayra viu  a chance de conhecer e trabalhar na área através do curso de Ciências Biológicas na UEPB, chegando ainda a estagiar no parque zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido como Bica. Contudo, ela mal imaginava que, pouco antes do início da pandemia, sua vida mudaria de cabeça para baixo com a sua primeira oportunidade de atuar no mundo da moda, já em solo estrangeiro.

Mayra Andradi, modelo radicada na Paraíba. Imagem: Reprodução/Mayra Andradi

“Largar tudo na faculdade foi um choque, mas o sonho de ser modelo e viver disso me dava forças pra deixar tudo pra trás e ir pro mundo viver tudo aquilo”, conta Mayra.

Atuando na área desde 2020, a modelo já trabalhou com diversos clientes, como Rick Owens, Burberry, Pleats Please – Issey Miyake, Moda Operandi x Jacquemus, Coast, Cecilie Bahnsen, dentre outros. Além disso, representada em Paris, Londres, Milão, Barcelona, Madri, Hamburgo e New Delhi, atualmente, Mayra se prepara para sua primeira temporada americana.

Apesar de viver um sonho, assim como tantos outros profissionais da moda, Mayra enfrenta dificuldades para lidar com a rotina corrida da carreira. Para ela, trabalhar nessa realidade é desafiador e requer uma mentalidade muito segura e forte, justamente por lidarem com pessoas e situações totalmente diferentes das quais estão acostumados.

“A rotina pode ser cansativa às vezes, mas no fim o sentimento de realização é engrandecedor, e é incrível conhecer culturas, lugares e pessoas novas por onde a gente passa. A saudade da família nunca passa, mas as redes sociais ajudam a gente a deixar tudo isso mais leve, mesmo tendo os fusos horários mais loucos.”

Há ainda o preconceito que, por vezes, circula nesse universo. Por ser nordestina, Mayra já encarou algumas situações difíceis, contudo, segue confiante usando a discriminação como combustível para a própria carreira. “Isso serve de mola para me impulsionar ao futuro, não é a toa que muitas marcas me colocam como prioridade e muitas vezes já fiz trabalhos até doente, mas não deixo de entregar o meu melhor. Esse é o meu diferencial e preconceito nenhum pode me parar!”, expressou a artista.


Modelo Mayra Andradi. Imagem: Reprodução/Georgia Baldwin

Sobre os seus planos futuros, ela fala que deseja crescer cada vez mais na sua carreira, e que pretende se associar a alguma empresa com a qual se identifique, se tornando, quem sabe, embaixadora de uma marca brasileira, especialmente nordestina, como forma de honrar a sua história. Assim, Mayra carrega a essência de seu povo, destacando sempre a sua origem como representatividade para outras pessoas. 

“Acredito que meu cabelo e meus traços misturados (negra e indígena ) são diferenciais enraizados na minha origem. Sei que tem muitas adolescentes que sonham com essa profissão e eu sendo o rosto e a voz de uma marca, sei que trilharei um caminho para que outras passem também.”

Harper ‘s Bazaar

Lançada pela primeira vez em Nova York, como semanário, em 1867,  a Harper ‘s Bazaar é a revista mais antiga de moda em atividade no mundo. Publicada pela Hearst, o periódico se considera o recurso de estilo para “mulheres que são as primeiras a comprar o melhor, do casual à alta-costura”. Com um público exigente, a Bazaar é publicada mensalmente e defende não só como slogan, mas também posição de Revista de Moda nº 1 do Mundo e da América. Dentre as suas grandes estrelas, nomes como Gisele Bündchen, Rihanna, Beyoncé, Maisa e, mais recentemente, Mayra Andradi, são comuns na capa da revista.

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