O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Natanael e o Tesouro da Inclusão: quadrinhos e música exclusivos estreiam em fevereiro

Laura Moura com Assessoria

Um projeto entre Patos e João Pessoa. Imagem/ Reprodução: PS Carvalho

Marcando uma nova era de representatividade e inclusão, Natanael Sousa lança a HQ “Natanael e o Tesouro da Inclusão”, junto ao cantor PS Carvalho, que participa com a música Forró da Inclusão. Com lançamento previsto para o dia 23, o livro ilustrado por Aurélio Filho busca ensinar de forma lúdica às crianças e adultos a importância da integração social na criação de um mundo melhor. Com ritmo contagiante, a canção foi elaborada por PS e Natanael, com base no livro, e já está disponível para pré-save em todas as plataformas musicais.

O livro narra a história do protagonista, Natanael, e a sua interação com diversos personagens. Durante a narrativa ele aprende cada vez mais sobre a inclusão, entendendo que ela vai além de respeitar as diferenças, mas também valorizá-las como únicas e formas de enriquecer a comunidade. Para além de uma virtude social, a integração de pessoas possibilita a concretização de direitos básicos, como ao lazer, e ainda a formação de uma sociedade melhor, em que cada um tem espaço para brilhar com a sua singularidade.

‘Forró da Inclusão’ transmite a importância  e estimula a inclusão social através do famoso forró arrasta-pé. Com guitarras bem encaixadas e a sanfona costurando a melodia, pouco a pouco a música nasce carregando não só força, mas também conhecimento e quebra de paradigmas. O ritmo eletrizante e dançante garante que ninguém fique parado, já a letra aparece mais presente com reflexões e mudanças. Mais uma canção em que PS Carvalho apresenta sua contribuição para um mundo com mais respeito, menos diferenças e preconceitos.

Um projeto entre Patos e João Pessoa.

“Foi uma grata surpresa. Eu havia acabado de compor a canção “Reggae do Respeito”, cuja letra fala do não ao preconceito, quando fui contatado em outubro de 2023 por Natanael Sousa, através de uma mensagem direta no Instagram (até então não o conhecia). Ele me apresentou uma letra que falava de inclusão. O objetivo seria musicar a letra no ritmo de forró para potencializar o lançamento do livro de sua autoria “Natanael e o Tesouro da Inclusão”, com ilustrações do quadrinista Aurélio Filho. Entretanto, ao analisar a letra, cheguei à conclusão de que seriam necessários realizar ajustes, inclusive para alinhá-la melhor com o texto do livro. Após o trabalho de composição e definição do ritmo arrasta-pé, levei a proposta ao meu produtor musical Markel Trindade, que conseguiu colocar na trilha todos os elementos que imaginei para essa canção”, comenta PS.

Apesar das dificuldades que surgiram, o projeto é um sucesso Além dessas participações, o livro contou com a participação de  John Castelhano, na arte final, cores e letras; Maria Socorro Rodrigues Marques, com o prefácio; Markel Trindade, com a produção musical; e o Estúdio Canarinho, com a diagramação.

“Ao apresentar a música finalizada aos meus parceiros de projeto, Natanael Sousa e Aurélio Filho, eles também ficaram encantados com o resultado. Espero que a canção contribua para disseminar a nossa mensagem de inclusão, a fim de que tenhamos uma sociedade mais humana e fraterna”, finaliza PS.

Sobre os artistas

Português da cidade de Penafiel, Natanael Sousa nasceu com a deficiência nos membros inferiores resultante de sequelas de uma paralisia cerebral. Vivendo uma realidade por vezes apagadas pelas mídias, ele decidiu escrever o livro para destacar e valorizar cada vez mais esse grupo e suas vivências. Mais do que provocar a inclusão, o livro desperta mudanças em toda a sociedade e sua maneira de pensar e agir.

O escritor Natanael Sousa ao lado do cantor PS Carvalho. Imagem: Reprodução/PS Carvalho

O artista Aurélio Filho nasceu em 13 de maio de 1965 em Campina Grande, Paraíba. Quadrinista, ele conta com várias obras publicadas, incluindo “Nanquim Arretado”. Também prestou homenagens a músicos regionais brasileiros em suas histórias em quadrinhos. Tem projetos futuros, como uma edição de “Nanquim Arretado” com temática de terror e uma HQ sobre Ariano Suassuna. Participou de eventos de quadrinhos e desenhou projetos institucionais. Organiza o SERTÃO HQ, evento de quadrinhos na Paraíba.

Paulo Sergio Oliveira de Carvalho, mais conhecido como PS Carvalho, é um cantor e compositor paraibano, também conhecido por suas habilidades em engenharia civil. Graduado em engenharia civil e computação, mestre em engenharia urbana e doutor em engenharia mecânica, ele é servidor público federal, professor, apresentador, ativista cultural, multi-instrumentista, cantor e compositor. Apesar de ter iniciado sua carreira musical tardiamente, já possui mais de 60 músicas e milhões de reproduções em plataformas como Spotify e YouTube. Além disso, PS Carvalho se destaca por sua maneira única de interpretar suas letras propositivas e reflexivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *