O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Almir Carneiro da Fonseca

Naturalidade: Araruna - PB.

Falecimento: 21/08/2013.

Atividades artístico-culturais: Magistrado e escritor.

Publicações: Filosofias dos causos sérios.

Biografia:

O magistrado foi presidente da AMPB por duas gestões, de 1976 a 1980, O desembargador Almir, também foi o trigésimo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, exerceu a presidência da Corte entre 1983 e 1985. Aos amigos expressou que ao se afastar das atividades profissionais pretendia escrever sobre fatos pitorescos relacionados com a magistratura e muitas estórias engraçadas vividas por ele desde Araruna até os tempos do Tribunal.

Filosofia dos Causos Sérios

Sempre existem nas cidades do interior, personagens que se destacam do grupo social. Umas pitorescas como o boêmio, o mentiroso, o desocupado, o fuxiqueiro, o corno, o veado, a “quebra-galho” e por aí a fora. Em compensação aparecem como figuras de destaque, o intelectual, o espirituoso, o consulente, o caridoso, a benzedeira, o explorador, o agiota, o valentão, etc. etc. etc. São pessoas com quem ocorreram casos e sucessos, sempre lembrados em conversas de farmácias, de bares e mercearias, pontos tradicionais para fofocas e comentários dos desbravadores da vida alheia, e que hoje se perpetuam, pelas suas peculiaridades.

Referências

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DA PARAÍBA. O desembargador aposentado Almir Carneiro da Fonseca, ex-presidente da AMPB, faleceu na manhã de quarta-feira (21). João Pessoa, 21 ago. 2013. Disponível em: https://ampb.org.br/noticias/Desembargador+aposentado+Almir+Carneiro+da+Fonseca,+ex-presidente+da+AMPB,+faleceu+na+manh%C3%A3+desta+quarta-feira+(21)/7888. Acesso em: 29 out. 2021.

FONSECA, Almir C. Filosofia dos causos sérios. João Pessoa: Empório dos Livros, c1999. 114 p.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *