O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Benjamim Apolonio

Naturalidade: Santa Rita - PB

Data nascimento: 28/02/1986

Atividade artístico-cultural: poeta

E-mail: apolobja@gmail.com 

Instagram: @benjamim_poeta

YouTube: https://www.youtube.com/user/APOLO7653

Publicações: Livro de poesia Empática Mente Poética - (Escritores da Alma), Antologia Mãe (Versejar), Antologia Orquestra Escrita (Escriba), Antologia mulher - (Editora Escriba), Antologia de Poesia - (Editora Versejar), Antologia 50 versos -  (Biblio), Antologia Almas Cativas - (Biblio)

Resumo Biografia: 

Benjamim Apolonio do Nascimento natural de Santa Rita - PB  atua, hoje, como assistente de manutenção na CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), tecnólogo em Processos Gerenciais pela UNOPAR, especializando em Gestão e Normatização de Trânsito e Transporte pelo IBRA, técnico em mecânica pelo CEPEP - RN, serviu no Exército Brasileiro (16° RCMec - PB) e na Marinha do Brasil ( Base Naval de Natal - RN),  sendo pai de uma menina. 

Já costumava fazer poesias ao acordar, no banheiro, na praça, numa fila de banco, em qualquer lugar. Um admirador de Augusto dos Anjos e Fernando Pessoa. Começou a passar sua paixão pelos cadernos em 2016 após ter conhecido o SESC onde, também, era colaborador .Escreveu sua primeira poesia e pegou gosto, inclusive, a mesma foi publicada no "espaço do servidor" da revista SESC NACIONAL de servidores( tiragem com 35 mil exemplares), a partir daí nunca mais parou.

Teve seu primeiro livro de poesia publicado em 2021"Empåtica Mente Poética ", também participou de sua primeira  antologia "Mãe" em 2021, pela editora Versejar; participou da antologia 

Quando criança gostava de fazer paródias de músicos da MPB, gravava no toca fitas do pai; e, se auto chamava "Romantino".

Empática Mente Poética

Um livro que desperta a reflexão sobre o nosso ser, nossa mente, a forma como lidamos com as adversidades do cotidiano. Uma maneira peculiar de observar o mundo com uma visão, clinicamente, poética usando a empatia como ferramenta de atenuação do caos.

Nossa mente é muito poderosa e devemos controlá-la a todo tempo, como uma planta que precisa ser regada, diariamente, para se manter viva, forte e pronta para suportar a fúria da ventania. Podemos escolher o nosso destino, só depende do nós, esse é o poder da escolha e consequência, somos a consequência do que escolhemos ou deixamos de escolher, logo "a omissão, também, é crime".

Nosso País precisa de mais poesia, reflexão, pois as mesmas intrigam, instigam, motivam, mexem, tremem, despertam algo que precisava vir à tona e dar asas àquela borboleta que ontem, apenas, se contorcia, e hoje, está viva, nas alturas. Estamos em constante evolução, nada é absoluto, nem estável, cabe a nós flutuar nesse mar revolto(que é a vida) e buscarmos formas eficazes de sobrevivermos da melhor forma possível nessas ondas gigantes que não param de surgir a cada nova temporada surpreendente desse ciclo.

Um conteúdo dedicado a todos aqueles que apreciam a arte da rima e a cultura poética de contemplar a vida, momentos de mergulho profundo na alma em que refletimos sobre tudo e todos, logo, pensar é viver. Uma ótica peculiar que nos aproxima da reflexão plena perante os diversos cenários da vida, como um palco teatral onde nós somos os nossos próprios autores rumo a essência individual.

Na vida, usaremos exemplos bons e ruins para então chegarmos a um objetivo palpável e coerente. Se estiver ruim, lute, se estiver bom, mantenha persistindo.

Eu sou a poesia que motiva a reflexão com uma dose de empatia.

Referência 

POETA, B. Paraíba literária. Destinatário: Cecilia Lira. Santa Rita, 11 ago. 2021. 1 mensagem eletrônica.

APOLONIO, B. Empática mente poética. [s. l.]: Escritores da Alma, 2021.

Uma resposta

  1. Gratidão pela oportunidade, somos amantes da Poesia e queremos disseminar a reflexão e empatia aos quatros cantos desse nosso mundo enfermo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *