O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

José Vitalino

Naturalidade: Santa Rita - PB

Atividades artístico-culturais: escritor

Publicações: A Conspiração (1997) A Conquista (1998); 1500-A Grande Viagem (1999);  Dossiê Cartagena (2000); Guararapes: amor e glória (2001).

Resumo:

José Vitaliano é natural da cidade de Santa Rita, no Estado da Paraíba. Estudou no Liceu Paraibano da cidade de João Pessoa e graduou-se, em 1968, pela Escola de Agronomia do Nordeste. Realizou curso de Pós Graduação na Universidade de São Paulo (USP), obtendo os títulos de Mestre e Doutor: Em 1971 foi aprovado no concurso público para Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, tendo exercido diversos cargos acadêmicos e administrativos até se aposentar em 1998. Iniciou a sua carreira literária com o romance A CONSPIRAÇÃO que foi o vencedor do Prêmio Novos Autores Paraibanos, versão 1996/1997 utilizando o pseudônimo de Giuseppe Vicaro.

Guararapes: amor e glória

Durante a ocupação holandesa no Nordeste do Brasil colonial, sem a ajuda da coroa portuguesa, brancos, índios e afro-brasileiros formaram um exército, venceram e expulsaram os invasores. É com este cenário que se desenvolve uma trama de amor, ação e aventura. É um romance de ficção. No entanto, o realismo e a fidelidade da narrativa transportam o leitor para uma época onde a coragem e o destemor eram o cotidiano das pessoas. vale a pena ser lido. É um livro que vale a pena ser lido.

Referência

VITALIANO, José. Guararapes: amor e glória. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2001. 150 p. ISBN: 852370258.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *