O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Indígenas

/ Últimos cadastrados

Toré

O Toré é um ritual comum a várias etnias indígenas do Nordeste, entre eles os Potiguaras do litoral norte da Paraíba, sendo uma manifestação cultural de grande importância.

Festival de Cultura Indígena

A primeira edição do Festival de Cultura Indígena ocorreu em agosto de 2022, no município de Rio Tinto, localizado no litoral norte da Paraíba, com a participação de 32 aldeias Potiguaras.

Projeto: Roteiros Turísticos Culturais de Base Comunitária da Paraíba

Projeto de extensão do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB.

Turismo Comunitário na Aldeia Tabajara de Barra de Gramame

O projeto se caracteriza por ser uma abrangente ação de planejamento, organização e execução destinada a implantar o turismo comunitário na aldeia Tabajara.

Pintura Indígena Potiguara

Os traços representam proteção espiritual, a cultura e a história dos povos da etnia. As tintas usadas são produzidas pelos próprios indígenas com a flora encontrada no litoral norte paraibano.

Tribo Indígena Tabajara em Barra de Gramame

Os povos tabajaras lutam para manter viva a cultura do povo indígena. O turismo também vem contribuindo com a renda da Tribo.

Índios Potiguaras

Eram chamados: Potygoar, Potyuara, Pitiguara, Pitagoar, Petigoar. Do Tupi: “pescadores de camarão” ou “comedores de camarão”. Os remanescentes vivem no litoral norte do estado.

Índios Cariris

Na Paraíba os Cariris apresentavam-se dispersos, sua presença foi observada no Agreste, Borborema e atual Sertão. Dividiam-se em várias tribos, os Ariús, Icós, Tapuias, e outros.

Território Macuxi

Mantêm viva a tradição indígena de seus ancestrais. Eles buscam na reserva natural, inspiração para viver melhor. Trabalham com educação ambiental, ecoturismo, vivências e lazer.

Índios Tabajaras

A etnia Tabajara possui uma história de sucessivas migrações, devido a constantes conflitos de terras desde o período colonial.