Por sua grande importância cultural para a cidade de Pombal, o grupo Reisados foi inserido na festa do Rosário, em 1980 e registrado e reconhecido como patrimônio imaterial pela Prefeitura Municipal em 2021.
Escurinho Badauê
“Escurinho” ou ‘Badauê”, foi um músico multi-instrumentista e Mestre de Capoeira, nascido em João Pessoa.
Cambinda Nova
Considerada uma manifestação de cultura afro-brasileira. A Cambindas Novas de Taperoá foi fundada em 1898 pelo funileiro João Melquíades, mais conhecido como João Preto, que iniciou a tradição com brincadeiras juntamente com o pai de Delmiro Levino.
Cavalo Marinho de Bayeux
Em Bayeux, (município da região metropolitana de João Pessoa) se encontra o mais representativo dos “Cavalos Marinhos“ da Paraíba.
Vó Lia – Lapinha
Conhecida como Vó Lia da Lapinha Jesus de Nazaré, Vó Lia fala com muito bom humor e felicidade das memórias que guarda dançando Lapinha.
Cirandeiros do Vale do Gramame
O grupo Cirandeiros do Vale do Gramame se formou enquanto grupo no ano de 2005, pelo mestre João da Penha e as mestras Ciça e Geralda, que brincam ciranda desde a infância.
Projeto Saberes em Roda
Projeto de extensão sobre os cocos de roda da Paraíba • Vinculado à UFPB (Brasil), Cátedra UNESCO (Alemanha) e Universidad del Valle Cali (Colômbia).
Tirso Alves de Moura Neto
Tirso de Moura Neto é um brincante de reisado, natural do município de João Pessoa-PB.
A lenda de Branca Dias
Há várias versões da lenda da Senhora de Engenho judia que foi condenada durante a Inquisição portuguesa e supostamente assombra os nordestinos.
Batalha do Half
A batalha do Half (também conhecida como praça do skate) foi criada em 01 de novembro, sendo tanto para fomento do hip hop na região, como também uma opção de lazer para os jovens ociosos.
Boi Formoso de Cabedelo
A dança representa uma história da Cultura Popular.
Lapinha em Cabedelo-PB
A lapinha mantém viva a manifestação da cultura popular alusiva ao Dia de Reis. Em Cabedelo, o grupo que mais mantêm a tradição da lapinha viva é o das Mães Cristãs de Cabedelo.