O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Vísceras de bode é ingrediente principal de prato regional na Paraíba

 Jayane de Souza

A região Nordeste é conhecida internacionalmente pelas belezas naturais, assim como a gastronomia diferenciada que aqui existe. Durante todo o ano comidas como buchada, carne de sol e baião de dois são servidas, atraindo turistas do Brasil todo. 

Na cidade de Cabaceiras, que fica a cerca de 198 km de distância de João Pessoa (capital paraibana), por exemplo, o bode é a grande atração no festival do Bode Rei. A festa conta com a apresentação de artistas locais, além das diversas comidas típicas que são preparadas e agradam a todos os gostos. 

De acordo com o Ministério da Educação, a culinária brasileira é muito bem aceita tanto dentro do país, como fora dele, o que fortalece o pensamento que a gastronomia faz parte da cultura e culmina do desenvolvimento do turismo local.

Gráfico dos turistas que gostam e não gostam da culinária brasileira.

É fato que os eventos culturais fomentam a economia da região e tem um papel importante na imagem do local. A buchada, no nordeste é um prato típico. Veio da culinária Portuguesa, mas foi no Maranhão que ganhou fama. Aqui na Paraíba, principalmente no interior do estado, é muito comum servi-lo.

https://www.instagram.com/p/B2PXL84gl5I/

O fato do prato ser feito com as vísceras do bode, parte que naturalmente vai para o lixo, causa certo estranhamento nas pessoas que comem pela primeira vez. Ao mesmo tempo, são motivadas pela curiosidade. 

 

Aprenda a fazer

A buchada nada mais é do que o estômago no bode costurado e as entranhas do animal cozida por dentro. O preparo é bem fácil. Você vai precisar de: 

– Picado de bode (bucho, tripa, fígado, sangue, bofe e rins)

– Cominho, pimenta do reino, extrato de alho e páprica a gosto

– Bucho de bode

-Agulha e linha

[youtube:https://www.youtube.com/watch?v=CD8-rC-6RQQ]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *