A Tagliata Paraibana é uma releitura da Tagliata Italiana nos moldes do paladar paraibano e com produtos naturais encontrados na região. O prato é resultado da fusão das duas cozinhas. Os ingredientes utilizados na preparação são: uma base de tapioca temperada, filé mignon de sol, rúcula, queijo coalho curado e caviar de vinagre balsâmico com mel de abelha do Junco do Seridó.
Uma mistura tipicamente nordestina e européia que difere pelo sabor surpreendente, e proporciona aos amantes da boa mesa um deguste sensorial. E o interessante é que este prato faz parte do despertar da gastronomia criativa da Paraíba.
A Tagliata é um prato de origem italiana da região de Toscana, porém já encontrado em várias regiões do Brasil. Como sugestão de entrada caracteriza-se por ser elaborado com poucos ingredientes, o t-bone, rúcula e queijo parmesão (basicamente), tendo suas variantes dependendo da região. A carne é feita na grelha ou chapa em um corte de pelo menos 4-5 cm de espessura, e sua cocção não deve passar de 6 minutos, para conservar a maciez e sucos da carne. É uma sugestão como entrada.
Fonte:
http://gastronomiaparaibana.blogspot.com.br/2014/05/tagliata-paraibana-um-xamego-entre.html