O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Paraíba em cena: Fest Nordeste mostra as belezas e talentos da região

Sessão especial levou elenco, produção e imprensa ao Centerplex, no Mag Shopping, neste domingo.

Neste domingo (18) aconteceu no Cinema Centerplex (Mag Shopping), na capital, uma sessão especial da obra Audiovisual ‘Fest Nordeste’. Estavam presentes atores, apoiadores e equipe de produção, além de profissionais da comunicação. A exibição gerou – e superou – expectativas e deixou os telespectadores com “gosto de quero mais”.

Protagonistas do Fest Nordeste. Foto: Luciano Medeiros.

A atriz Zezita Matos afirmou: “Tem início nesta manhã um projeto muito bonito”.

Como citou no momento a jornalista Messina Palmeira, a produção mostrou ao público uma “valorização do Nordeste através do teatro, através do cinema”.

Vale ressaltar que 95% do elenco é formado por paraibanos, artistas já renomados como Zezita Matos, Edilson Alves e Ceres Leão, e outros grandes talentos.

O ator Fábio Campos reafirmou nossa fonte artística:

“A Paraíba sempre foi um celeiro de talentos e continua sendo”.

Além dos paraibanos, a produção conta com a participação da atriz pernambucana Viviane Santos e da atriz Alice Oliveira do Amapá.

Criação e produção

De acordo com a criadora do projeto e diretora de produção Cláudia Lima, o ‘Fest Nordeste’ nasceu de “uma ideia pretenciosa de produzir uma série que valorizasse João Pessoa”.

Com quase nenhum investimento, o episódio piloto foi construído de forma colaborativa, através de artistas e colaboradores da cultura.

“Isso para mim é arte, é cinema, é audiovisual. A gente não consegue fazer sozinho, é um coletivo. Se não tivesse cada pessoa, não ia ser isso que resultou.”

Regionalismo

Segundo o cineasta Apollo Costa, um dos objetivos era mostrar o Nordeste de um olhar diferente do que normalmente é mostrado na indústria audiovisual.

“A gente estava querendo colocar características, obviamente fugir daquela ideia, a gente queria mostrar praia, João Pessoa bonita, próspera. Botar gíria também, porque o que a gente vê de retratos e recortes é uma coisa bem específica de sertão, de mostrar muitas vezes só o lado da pobreza e tudo mais, o sertão é muito mais rico do que muitas vezes mostram.”

Ele ainda comenta sobre a presença do regionalismo nas falas do roteiro.

“O Nordeste tem muitas cidades maravilhosas, muita gente talentosa nas capitais acaba indo para outros eixos. Então a gente queria mostrar uma outra versão, um outro lado, mas também colocar um monte de gírias: oxe, marmota, fi d’ égua”.

Para a atriz Viviane Santos essas expressões dão um lado cômico a produção, mas também mostra a liberdade que tiveram para se expressar sendo o que são.

“É que é isso, a gente está um pouco cansado de ser representado de forma distorcida. Eles distorcem a maneira como a gente fala, sempre retratam a gente com a cara toda melada de barro, sofrimento. A gente queria muito trazer essa outra versão, essa comédia que acho que todo mundo deu risada. Enfim, essas gírias foram muito pensadas nesse lugar. Eu tive oportunidade de fazer outros trabalhos em que a primeira coisa que pediam era para neutralizar o sotaque, não poder mostrar quem é. Aqui a gente pode sim dizer ‘marmota’, do jeito que queremos, do jeito que vocês somos”.

Outro ponto marcante de ‘Fest nordeste’ é o cenário, já que as gravações foram feitas em lugares bastante conhecidos pelos pessoenses.

O episódio exibido nesta manhã é um piloto para uma série, que aguardamos ser lançada em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *