O Coco de Roda Novo Quilombo tem contribuído com a cultura e educação popular local. Seus valores se baseiam no respeito aos mais velhos e aos mais jovens, justiça e igualdade social.
Comunidade Quilombola Paratibe
Uma das maiores da Paraíba. E uma das três únicas comunidades quilombolas urbanas do estado. Situada na Zona Sul de João Pessoa.
Comunidade Caiana dos Crioulos
Localizado a 12 km da cidade de Alagoa Grande. Reconhecido como um dos 13 legítimos quilombos brasileiros pela Fundação Cultural Palmares.
Comunidade Quilombola do Sítio Matão
Nos primórdios a comunidade era conhecida como “Pirauazinho dos Negros”. Em sua trajetória histórica teve suas terras diminuídas e sua população aumentada.
Comunidade Quilombola do Bonfim
Dentre suas práticas culturais encontramos: A ciranda, o coco de roda, folguedos, o banho de rio, as festas religiosas, entre outros.
Comunidade Quilombola da Serra do Talhado
Um dois mais antigos e importantes quilombos do país. Conhecido por ser tema e cenário do documentário cinematográfico Aruanda.
Comunidade Quilombola de Gurugí
Um território contínuo povoado por ramos de um mesmo tronco familiar, que procura manter viva a cultura e a historia de seu povo para as novas gerações.
Comunidade Quilombola do Grilo
Situada no alto de um lajedo, a comunidade pertence à zona rural do município de Riachão do Bacamarte. Práticas culturais: o coco de roda, renda labirinto, loiceiras, entre outras.
Comunidade Quilombola – Os Rufinos
São reconhecidos pelo Governo Federal. Ainda resguardam sua memória e mantém viva suas tradições através de apresentações de dança e música.
Comunidade Quilombola do Livramento
Reconhecida pela Fundação Palmares como remanescente de comunidade quilombola no ano de 2007. Abriga, atualmente cerca de 50 famílias.
Comunidade Quilombola Fonseca
Em meio à caatinga, vegetação típica da unidade geoambiental sertaneja paraibana, encontra-se a comunidade. Famílias, descendentes de negros e escravos.
Comunidade Quilombola dos Daniel
Um quilombo urbano, situado numa rua íngreme conhecida como a Rua dos Daniel. Testemunhou as origens da escravidão dos negros africanos neste território.
Comunidade Quilombola Pedra D’ água
O nome atribuído se dá devido às fontes de água que surgem em abundância entre as rochas no período de chuvas e dão nome ao rio que banha a comunidade.