O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

‘Tá com a Mulinga’: projeto circula por cidades paraibanas com espetáculo circense gratuito

Cia Mulinga leva o espetáculo ‘Tá com a Mulinga’ para os municípios de Pedras de Fogo, Cabedelo e Cruz do Espírito Santo em abril.

Laura Moura com Assessoria

Circo, palhaçaria e muita diversão, o projeto Circulação do Mulinga iniciou suas atividades hoje (07), em Pedras de Fogo. Uma iniciativa itinerante da Cia Mulinga, o projeto transita de forma gratuita pelos espaços públicos das cidades. Sua primeira parada não poderia ser menos marcante com o espetáculo ‘Tá com a Mulinga’, que foi apresentado às 15h, no Parque Ecológico Padre Sílvio Milanez (Área Verde). 

Interativa e divertida, a história inicia com uma problemática: a tristeza e desamparo dos palhaços após saírem do grupo circense que participavam. Mas é através do público ao redor que eles percebem que o show não pode parar. Equilibrando o tradicional e o moderno na linguagem circense, o espetáculo ‘Tá com a Mulinga’ traz números e brincadeiras que passeiam pelo malabarismo, música, e muita palhaçaria. Idealizado e apresentado pela Cia Mulinga, a apresentação é protagonizada pelo Palhaço Bambam (Luís Eduardo Santos) e pela Palhaça Cacatua (Irla Medeiros). Voltado para toda a família, o evento garante um momento descontraído repleto de risadas para os que tiverem a oportunidade de prestigiá-lo.

Cia Mulinga em apresentações anteriores do projeto. Fotos: Matheus Albuquerque.

“Este é um espetáculo que já temos há dois anos, mas pra essa circulação decidimos reformular um pouquinho. A gente manteve a estrutura, mas investimos muito mais em elementos dentro da apresentação, sabe? Fizemos coreografias, ensaiamos algumas coisinhas novas, etc., e isso fez com que aumentássemos muito as expectativas, então elas estão lá em cima. A gente acredita que vai ser um bom espetáculo, então estamos bem felizes com o que conseguimos construir apesar do pouco tempo e da dificuldade de conciliar as agendas”, comenta Luís, o Palhaço Bambam.

Luís ainda comenta sobre a dedicação da dupla em investir e construir uma equipe preparada para ajudá-los a quebrar barreiras e ampliar o seu público. A partir disso, eles selecionaram assessores de imprensa, produtores de áudio e contradição de libras para diversificar o público e garantir um show plural e acessível.

“A gente espera alcançar um público maior e mais diverso através de todos esses recursos e transmitir o que para gente é o mais importante disso tudo, que é o ‘brincar’, algo muito valioso para gente. Nosso projeto também foi deixado pra ser descentralizado, então a gente mora em João Pessoa, mas decidimos escolher três cidades na região vizinha justamente para descentralizar, né? Para conseguir levar esse espetáculo para outras pessoas, em outros lugares que muitas vezes não têm acesso tão frequente a espetáculos. Então é isso, assim a gente quer levar para outros lugares que não são os centralizados e quer transmitir toda essa poesia da brincadeira que a gente ama muito e faz através da palhaçaria”, conclui o Palhaço Bambam.

O circuito continua com o projeto em Cabedelo, no dia 14, na Praça Getúlio Vargas, às 18h30. ‘Tá com a Mulinga’ também chegará na Praça Renato Ribeiro, às 18h, em Cruz do Espírito Santo, local do encerramento do projeto. Produzida com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal e operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura – Secult – Governo da Paraíba, a encenação atravessa a cena cultural paraibana, através da democratização desses espaços e conteúdos, um encontro imperdível para os amantes da cultura popular.

Cia Mulinga

A Cia Mulinga é uma companhia de circo e teatro formada pelos amigos Irla Medeiros e Luís Eduardo Santos que, desde 2012, trabalham e atuam juntos como palhaços e pesquisadores. Inicialmente, através de um projeto social chamado Projeto Universidade em Ação – PUA, realizaram intervenções de viés humanitário até começarem a trabalhar profissionalmente no grupo Cia dos Clownssicos entre 2015 e 2019. Com o fim das atividades deste grupo, ambos, Cacatua e Bambam, seguiram trabalhando juntos em atuações artísticas, mas ainda buscando a organização necessária para criar um grupo profissional. Em 2022, nasce a Cia Mulinga, cujo nome, um termo popular local, é uma homenagem ao estado onde ambos nasceram, a Paraíba.

Sobre Luís Eduardo Santos

Palhaço, artista de rua, produtor, ator, arte-educador e pesquisador. Atua, desde 2011, pelo Projeto Universidade em Ação (PUA), do qual é co-fundador. Concluiu o curso de Palhaços da ESLIPA – RJ em 2021 e também integra a rede de artistas do Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Apresenta, desde 2019, o espetáculo solo Arara Azul, além de ministrar oficinas de palhaçaria e circo.

Sobre Irla Medeiros

Palhaça, bailarina, coreógrafa, atriz e arte educadora. Iniciou sua carreira artística na infância, através da dança. Em 2013, paralelamente à sua formação acadêmica, iniciou estudos teórico-práticos na área circense, em acrobacias aéreas e de solo, malabares, pirofagia, somando à prática da palhaçaria. Atua como palhaça desde 2012 compondo espetáculos de Circo e Teatro com alguns grupos da cidade de João Pessoa.

Serviço

Circulação do Mulinga

Espetáculo ‘Tá com a Mulinga’

Acesso gratuito

07/04, às 15h

Parque Ecológico Padre Sílvio Milanez (Área Verde) / Pedras de Fogo

14/04, às 18h30

Praça Getúlio Vargas / Cabedelo

20/04, às 18h

Praça Renato Ribeiro / Cruz do Espírito Santo

Ficha Técnica

Direção: Irla Medeiros e Luís Eduardo Santos

Atuação: Irla Medeiros (Palhaça Cacatua) e

Luís Eduardo Santos (Palhaço Bambam)

Classificação: Livre

Duração: 45 minutos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *