O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Cine Bangüê retorna às atividades nesta quarta-feira (10)

Débora Luz

Após seis meses de suspensão devido a problemas técnicos com o projetor, o Cine Bangüê, em Tambauzinho, retorna às atividades nesta quarta-feira, dia 10 de abril, com uma seleção de seis filmes para o público apreciar. 

A interrupção na programação regular de exibição de filmes ocorreu em 2 de outubro. No entanto, durante esse período, o espaço não ficou inativo, recebendo o público através de atividades pontuais, como a mostra “A Cinemática é Brasileira”, realizada de 27 de outubro a 7 de novembro. Além disso, aconteceram oficinas dentro do Festival Pretitudes, em novembro de 2023 e houve a programação do mês de férias em janeiro de 2024, voltada para o público infantil.

Opção de lazer, cultura e conhecimento. Foto: Reprodução/Funesc

Uma iniciativa que se destacou foi o edital “Curta Banguê”, que selecionou 20 obras do audiovisual paraibano para integrar a programação de 2024. Essa seleção resultará em um catálogo contendo críticas de autoridades renomadas na área.

Durante o período de reparo do projetor, os equipamentos passaram por manutenções gerais, porém, o tempo de espera prolongado ocorreu por causa da escassez de empresas no país que oferecem o serviço necessário para o conserto do aparelho, tornando o processo burocrático e desafiador.

Agora, com o retorno das exibições, o público poderá desfrutar de uma seleção de filmes diversificada. Entre os destaques do mês de abril, estão “Eu, Capitão”, do diretor italiano Matteo Garrone, indicado ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional, que narra a jornada de dois adolescentes senegaleses em busca da Europa, e “O Melhor Está Por Vir”, uma comédia italiana que celebra os 50 anos de carreira do cineasta Nanni Moretti.

Outros filmes em cartaz incluem “As Bestas”, do diretor espanhol Rodrigo Sorogoyen, e “Nada Será Como Antes”, documentário da diretora Ana Rieper que explora a criação do álbum “Clube da Esquina”, de Lô Borges e Milton Nascimento, lançado em 1972.

O Cine Bangüê é conhecido por fomentar e difundir a produção do audiovisual. Com instalações novas e modernas, com capacidade para até 160 pessoas, exibe filmes internacionais, nacionais e paraibanos, além de realizar mostras especiais de cinema e vídeo. Sua programação passa por uma curadoria coletiva, proporcionando ao público acesso a obras cinematográficas que não estão disponíveis nas salas tradicionais de cinema. 

Com essa retomada, o Cine Bangüê reafirma seu compromisso de democratizar o acesso ao cinema nacional e mundial na capital paraibana.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *