O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

XV FIMUS: Festival Internacional de Música de Campina Grande acontece em julho 

Laura Moura*

O cronograma do festival foi divulgado em fevereiro. Imagem: Reprodução/Portal UFCG

A cidade campinense se agita com os preparativos para o XV Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus) e o 8º FIMUS Jazz. Previsto para acontecer de 12 a 21 de julho, o evento garante muita cultura e diversão, sendo ainda uma oportunidade para a ascensão de novos talentos. A homenageada da vez será a musicista Zabé da Loca, que, se estivesse entre nós, teria completado 100 anos. A programação do festival promete o melhor da música brasileira, com grandes especialistas da área.

Como de costume, o evento receberá artistas e grupos de todo o Brasil e do exterior. No total, o FIMUS contará com três séries de concertos: Jovens Talentos, Master e, pela primeira vez, será realizada a série Mestres e Mestras da Música no Brasil. “Esta série tem como objetivo dar visibilidade aos grupos que trabalham com a música de tradição oral dos povos originários, das comunidades ciganas e quilombolas”, explica o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e diretor artístico do Festival, Vladimir Silva, para o Portal UFCG.

Além das apresentações, o Festival ofertará cursos no campo da música instrumental, vocal, regência, composição, produção musical, dentre outras áreas. Ainda estão previstas ações em outras cidades do entorno da Rainha da Borborema e em espaços de Campina Grande, além da UFCG e do Teatro Municipal Severino Cabral, como a feira central, o Instituto dos Cegos e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). “A ideia é democratizar as ações do Fimus, compartilhando saberes e fazeres com diferentes públicos”, o diretor complementa. 

Quanto à identidade visual do FIMUS 2024, ela foi elaborada pelo multi artista soteropolitano Augusto Caymmi. Através de uma infogravura, ele explorou diferentes elementos musicais, brincando com texturas que remetem à ancestralidade indígena e africana, bem como aos pífanos de Zabé da Loca. 

Com entrada livre e gratuita para todos os concertos, o FIMUS é uma realização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e Affins Produções. Este ano, o evento está sendo fomentado pelo Programa Funarte de Apoio e Ações Continuadas 2023.

Cronograma:

  • Inscrições para a Série Jovens Talentos
    19 de fevereiro a 18 de março
  • Resultado da seleção da Série Jovens Talentos
    1º de abril
  • Lançamento do XV Fimus / 8º Fimus Jazz
    15 de abril
  • Inscrições para cursos, oficinas e masterclasses
    15 de abril a 14 de maio
  • Resultado da seleção para cursos, oficinas e masterclasses
    31 de maio
  • Inscrições para equipes de trabalho voluntário
    1º de maio a 15 de maio
  • Resultado da seleção para equipes de trabalho voluntário
    10 de junho
  • Treinamento para equipes de trabalho voluntário
    20 e 21 de junho

 Acompanhe mais informações no site https://www.fimus.art.br/ e na rede social https://www.instagram.com/fimuscg/

*com informações do Portal UFCG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *